A Odisseia Musical de 
2OO1: a space odyssey
Recursos & Agradecimentos

por Miguel Andrade
miguel.jw@sapo.pt

 

Recursos

 

Para a realização deste artigo foi usada para análise do filme e música uma cópia do filme transmitida pela Radio Televisão Portuguesa em 1996. As gravações usadas como referência para análise do uso da música foram as edições em cd da Polydor (ed. 1988) e Rhino (ed. 1996), para a Film Soundtrack, e a edição do Original Score da Varese Sarabande (ed. 1993). Adicionalmente recorri a uma gravação do "Scherzo" de "A Midsummer Night's Dream" (Felix Mendelssohn), interpretado pela Boston Symphony Orchestra, sob a direcção de Sir Colin Davis (Philips Classics 441 128-2, gravação de 1976).
Para uma melhor interpretação dos significados de "2001: A Space Odyssey" aconselha-se a leitura do livro, da autoria de Arthur C. Clarke (editado pelas Edições Europa-América, em Portugal)

Lista-se abaixo todo o material consultado:

  • "2001 and Beyond the Infinite"; http://www.modemac.com/2001/

  • "2001: A Space Odyssey"; notas para o cd, Polydor 831 068-2; 1988;

  • "2001: A Space Odyssey Collectibles Exhibit"; http://www.2001exhibit.org

  • Andrew, Paul; "Does Classical Music have a place in the Films?"; Film Score Monthly #49, September '94, pág. 9;

  • Barlow, Helen; "2001, Odisseia de um ignorante sobre o desconhecido"; Público, 21 de Setembro de 2001;

  • Brown, Royal S.; "Overtones and Undertones -- Reading Film Music"; University of California Press; 1994;

  • Camuñas, Carlos Rafael; "Some Thoughts on 2001"; Film Score Monthly #41~43, Jan/Mar '94, pág. 38;

  • Clarke, Arthur C.; "2001: Odisseia no Espaço"; Edições Europa América; 1982;

  • Clarke, Arthur C.; "2010: Segunda Odisseia"; Edições Europa América; 1982;

  • Clarke, Arthur C.; "2061: Terceira Odisseia"; Edições Europa América; 1987;

  • Clarke, Arthur C.; "3001: Odisseia Final"; Edições Europa América; 1997;

  • Clarke, Arthur C.; "Arthur Clarke's 2001 Diary"; excertos de "The Lost Worlds of 2001"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0073.html

  • Clarke, Arthur C.; "Expedição à Terra"(pág. 137-145; conto "A Sentinela"); Edições Europa América; 2ª Edição; 199?;

  • Cunbow, Robert C.; "Music of the Spheres"; notas para o cd da Rhino Records R2 72562, 1996;

  • Derrett, Andrew; "Kubrick & Music"; Film Score Monthly #49, September '94, pág. 9;

  • Drott, Eric; "Stasis and Semblance in György Ligetis's Atmospheres"; http://www.ithaca.edu/music/mtsnys/2000mts/abstracts/drott.html

  • "Gramophone Film Music Good CD Guide (third edition)"; Gramophone Publications Limited, 1998, pág. 155-157; 

  • Griffiths, Paul; "Wienn Modern", notas para o cd da Deutsche Grammophonn 429 260-2; 1990;

  • Grout, Donald J. & Paisca, Claude V.; "História da Música Ocidental"; pág. 612-613 & 660-663; Editorial Gadiva; 1994;

  • "György Ligeti" (apontamento biográfico); http://www153.pair.com/bensav/compositeurs/Ligeti.G.html

  • "György Ligeti" (apontamento biográfico); http://www.wwworton.com/classical/composers/ligeti.htm

  • Krusch, Barry; "2001: Random Insights"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0022.html

  • MacGregor, Donald; "2001; or, How One Film-reviews With a Hammer"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0013.html

  • Martel, Mark; "Another Odyssey: Design and Meaning in 2001"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0018.html

  • Midbon, Mark; "2001: A Space God-esy"; http://www.ariga.com/visions/poetry/column.html

  • Midbon, Mark; "Creation Machines: Stanley Kubrick's View of Computers on 2001"; Computers and Society, vol. 20, Dec.'90. pág. 7-12; http://axle.doit.wisc.edu/~mid/creation.html

  • Mulhall, Kevin; "Alex North's Celestial Symphony: The Music for 2001";  notas para o cd da Varese Sarabande VSD-5400, 1993;

  • Somsen, Miguel; "Encontro com Keir Dullea"; Premiere (ed. Portuguesa) ano 3, n.º. 25, Novembro 2001; pág. 36-37;

  • Spalding, D. B.; "2001: An Ambient Legacy"; http://music.hyperreal.org/reviews/korova/krm5025.htm

  • Rose, Derek; "On the Meanings of the Final Sequence"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0023.html

  • Thaxton, Ford A.; "The Most Enjoyable CD's of 1993"; Film Score Monthly #41~43, Jan/Mar '94, pág. 43;

  • Torres, Mário Jorge; "Kubrick Shinnig"; Público, 21 de Setembro de 2001;

  • Townson, Robert; "The Odyssey of Alex North's 2001"; notas para o cd da Varese Sarabande VSD-5400, 1993;

  • "Underman's 2001"; http://www.underview.com/2001/

  • Waldrop, Clay; "The Case for HAL's Sanity"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0095.html

  • Zimny, Claudia; "2001 and the Motif of The Voyage"; The Stanley Kubrick Web Site; http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0001.html

2001
Agradecimentos

Discografia
CD's Comentados
Cue Sheet
 

Agradecimentos

 

Em meados de 2000 tive duas ideias para contribuir para a biblioteca de artigos do ScoreTrack: "A Música para Cinema de Aaron Copland" e a "A Odisseia Musical de 2001: A Space Odyssey". O primeiro seria para ser completo durante esse mesmo ano, juntando-me assim às comemorações do centenário do nascimento de Copland. Comecei a recolher material, a procurar gravações, mas depressa conclui que não teria o tempo necessário para escrever o artigo que queria, ainda durante o ano 2000. Assim comecei a concentrar o meus esforços no segundo. O trabalho de pesquisa começou nos finais do ano, faz agora cerca de um ano... 
Este é um dos filme da minha vida. Ajudou-me a apaixonar pela música: a usada neste filme, a usada noutros filmes, em geral a Música que vou ouvindo todos os dias no meu leitor de CD's. Poucos filmes tiveram um impacto musical em mim como este (alguns dos outros serão Star Wars e Planet of the Apes).
E o tema em si pode seduzir qualquer um. Eu não sou uma pessoa religiosa, mas através do estudo deste filme aprendi mais sobre religião, do que até aqui me tinham tentado fazer aprender. Por contacto aprendi muito sobre o significado da vida.
Este projecto foi um trabalho de amor, que se manteve comigo durante um ano. Afastou-me de outros projectos pelos quais nutro particular carinho, mas ao olhar para trás acho que não foi em vão.
Inevitavelmente, ele só existe porque alguém o acarinhou comigo... 

Nesse sentido, perdoem-me o lugar comum, mas os primeiros agradecimentos vão para os responsáveis primeiros pela existência deste ensaio: a Arthur C. Clarke, pela ideia; a Stanley Kubrick, realizador único, por melhorar a ideia para além do imaginável; a Alex North, por ter composto a música que ficou esquecida durante vinte e cinco anos. Expresso também o meu débito para com os restantes compositores referidos, cuja música me tem oferecido incontáveis horas de prazer.

Um agradecimento muito especial para a Carla. A minha dívida é infinita para com ela e provavelmente qualquer desculpa seria válida para lhe agradecer... É ela a força motriz da minha vida nos últimos dez anos. Como se não bastasse ainda se deu ao trabalho de rever comigo todo o texto...
Aos meus amigos Marcos e ao José... por terem sido duas cobaias tão simpáticas e prestáveis, ao amavelmente lerem este trabalho e fases diversas da sua execução.
Ao Paulo e à Silvina, que para além de serem quem são na minha vida, me prestaram grande auxilio técnico, embora não soubessem. Ele contribuiu com explicações musicais, enquanto que ela me falou da teoria da relatividade, da ciência, da matemática e de Deus.
Last but not least... a minha infindável gratidão pela enorme paciência e constante encorajamento a Jorge Saldanha, que leu vezes sem conta mails a dizer "para a semana está pronto..."

Quem quiser enviar comentários sobre este ensaio é bem vindo. Pode faze-lo através do meu e-mail

 

VOLTAR PARA A BIBLIOTECA