24
Música composta por Sean Callery

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
302 066 626 2
Ano: 2004

Faixas:
1. "24" Theme
2. Up and Down Stairs
3. L.A. at 9: 00 A.M.
4. Jack on the Move 
5. Jack's Revenge at the Docks
6. Kim and Terry's Escape from the Safe House 
7. Jack in the Limo 
8. In Pursuit of Kyle
9. Salazar's Theme 
10. 'Copter Chase Over L.A. 
11. Jack Tells Kim He's Not Coming Back 
12. The Bomb Detonates 
13. Palmer's Theme 
14. Alexis 
15. Coliseum Finale
16. Amnesia 
17. Jack and Kim Trying to Reconnect 
18. Season One Finale/Terry's Death 
19. Season Three Finale/Jack's Humanity

Duração: 51:25
Cotação:


Comentário de
Jorge Saldanha

 
A série de TV 24 Horas chegou em 2001 quebrando várias convenções televisivas e tornou-se um enorme sucesso. Cada episódio corresponde a uma hora de um dia atribuladíssimo na vida do agente da Unidade de Contra-Terrorismo Jack Bauer (Kiefer Sutherland). Nas três primeiras temporadas (a quarta estreou nos EUA no início de 2005), Jack enfrenta terroristas que pretendem matar o candidato negro à presidência, outros que querem explodir uma bomba nuclear em Los Angeles e traficantes de drogas que planejam disseminar um vírus letal. Paralelamente a isso, traições de colegas, superiores irascíveis e encrencas arranjadas por sua filha Kim (Elisha Cuthbert) complicam ainda mais a vida do agente.

Os episódios apresentam ritmo e estilo visual único, e além disso, tanto a equipe de produção como o elenco são compostos por excelentes profissionais, o que dá ao programa um nível de qualidade excepcional. Em termos musicais, a trilha sonora necessariamente teria de acompanhar este nível e se adequar às propostas incomuns que a série trouxe à televisão, e felizmente a música que Sean Callery compôs para cada um dos episódios comprovou estar à altura dos demais elementos do programa. O envolvimento de Callery com 24 Horas, que já ganhou um Emmy de "Melhor Compositor" por seu trabalho na série, surgiu graças a um dos produtores, Joel Surnow, com quem ele já trabalhara em La Femme Nikita. Surnow acreditou que o compositor seria capaz de realçar a tensão das tramas de modo inovador, e acertou em cheio. Seja por orientação de Surnow, que não desejava um score eminentemente orquestral, seja por limitações orçamentárias e de tempo, Callery optou por criar a música da série principalmente em teclados eletrônicos, com várias inserções de samplers de orquestra e timbres/instrumentos específicos quando necessário, como voz humana, baixo elétrico e violão. Estruturalmente, Callery procurou fugir do óbvio, mas sempre realçando a tensão do espectador decorrente da insegurança quanto ao que iria acontecer na tela. As faixas de suspense são lenta e progressivamente construídas, com ênfase sempre no estabelecimento de um ambiente musical tenso.

Apesar de não buscar sobressair-se à ação, tornando-se intrusiva, a música de Callery está longe de ser uma audição monótona, como se poderia supor, já que ele utiliza uma grande variedade de ritmos, batidas e sonoridades (ouçam, por exemplo, "Jack On The Move" e "Jack In The Limo"). Há um conjunto de harmonias e construções de sound design que fazem dela uma audição muito interessante em CD, que inicia muito bem com a versão longa de "24 Theme", ouvido esporadicamente nos scores e nos créditos finais de cada episódio. Esta é a gravação original feita para o episódio piloto, até agora nunca disponível na íntegra, e que dá o tom que a música seguirá a partir de então. "Up and Down Stairs", que vem a seguir, é a mais atípica do álbum - apesar de haver outras músicas para cenas de ação, esta é a única que possui um ritmo genuinamente dançante. Falando em ação, "Copter Chase Over L. A." é provavelmente a melhor do gênero presente no CD, uma composição vibrante e quase que totalmente orquestral que não faria feio em nenhum filme.

Mas nem só de ação e tensão vive a música de 24, como comprovam faixas como a emotiva "Jack Tells Kim He's Not Coming Back" e a dramática The Bomb Detonates". O álbum contém músicas extraídas das três primeiras temporadas da série, além de um encarte com uma nota do produtor Surnow, várias fotos e comentários de Callery sobre cada faixa. Se você acompanha 24 Horas, neste CD você irá reviver musicalmente alguns de seus melhores momentos. Se não, mesmo assim vale a pena descobrir o recomendável trabalho de Callery.

CDs COMENTADOS