AMERICAN GIGOLO
Música composta por Giorgio Moroder

Selo: Polydor
Catálogo:
422 813 632 2
Ano: 2001

8 Faixas

Duração: 36:36
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

A partir do Oscar obtido pela trilha sonora de Midnight Express (dir. Alan Parker, 1978), o compositor e produtor musical Giorgio Moroder teve uma curta, porém expressiva, carreira como compositor de trilhas eletrônicas e pop de Hollywood, nas quais se incluem Cat People (dir. Paul Schrader, 1982) e a refilmagem de Scarface (dir. Brian De Palma, 1983). Durante o período em que o estilo de Moroder foi popular, alguns de seus colaboradores, como Harold Faltermeyer (Um Tira da Pesada, 1983, Fletch, 1985, Top Gun, 1986) também tiveram sua chance de atuar no ramo. O Gigolô Americano, dirigido por Paul Schrader em 1980, é uma espécie de precursor dramático de Uma Linda Mulher (com a diferença de que quem faz os programas aqui é o próprio Richard Gere), e apresenta um dos scores mais populares de Moroder.

A  exemplo de outros trabalhos do compositor, temos, além de faixas instrumentais, algumas canções criadas para garantir o sucesso comercial do disco. O CD de American Gigolo inicia com a longa "Call Me" (música de Moroder, letra de Deborah Harry), interpretada pelo grupo Blondie, um grande sucesso na época. Segue-se "Love and Passion" (música de Moroder, letras do próprio Paul Schrader), e a partir da faixa 3 ("Night Drive", utilizada enquanto Gere passeia à noite de carro), ouvimos exclusivamente aos instrumentais do compositor. "Hello Mr. W.A.M." é uma fraca adaptação de um concerto de Mozart, à qual se segue "The Apartment", atmosférica e eletrônica.

"Palm Springs Drive" é uma variação instrumental de "Call Me", e antecede o que, sem dúvida é o destaque do álbum, o tema de amor "The Seduction". Este é um dos mais belos love themes já compostos no gênero pop-eletrônico, com a melodia sendo conduzida pelo piano de Moroder, sobre uma base de percussão e sintetizadores. Um clássico dos anos 80, ao lado do "Love Theme" de Blade Runner (1981), de Vangelis. Este recente lançamento da Polydor reproduz exatamente o conteúdo do LP original, e é especialmente recomendado para quem aprecia o estilo de Moroder - hoje datado, mas que indiscutivelmente irá trazer, para muitos, boas recordações da época em que foi originalmente produzido.

CDs COMENTADOS