ANGELA'S ASHES
Música composta e conduzida por John Williams. Solístas: Violoncelo – Steve Erdody, Harpa – JoAnn Turovsky, Oboé – John Ellis e Piano – Randy Kerber

Selo:
Decca
Catálogo:
02894667612
18 Faixas
Duração: 57:34
Cotação:

Comentário de
Marcos Queiroz

 
É muito comum, entre os fãs de trilhas sonoras, afirmar que John Williams é sempre, no mínimo, competente com suas músicas para o cinema. Neste seu trabalho, contudo, ele foi muito mais do que isto. Traduzindo, no idioma bretão clássico, todo o sofrimento de uma família irlandesa com a pobreza, a música composta para o filme As Cinzas de Angela apresenta um valor lírico e até erudito como poucas trilhas sonoras possuem.

A versão americana, lançada pela Sony tinha aproximadamente um minuto a mais, devido às narrações no início de quase todas as faixas, retiradas do próprio filme. As versões européias e a brasileira, lançadas pela Decca, suprimiram a narração. Apesar disso era unânime a opinião de que a narração acrescenta um certo charme a esta trilha sonora indicada, com justiça, para o Oscar de 2000. O CD apresenta ainda duas canções que não são de autoria de Williams: ”The Dipsy Doodle” (interpretada por “Nat Gonella & His Georgians”) e “Pennies From Heaven” (interpretada pela fantástica Billie Holiday).

Fazendo uso de solos de violoncelo, oboé, harpa e, principalmente, piano, a trilha sonora de As Cinzas de Angela segue um estilo característico do John Williams dos anos 90, que explora emoções mais profundas com estilo mais clássico do que heróico e pomposo, como o seu trabalho para os filmes de aventura, muito mais comuns nas décadas anteriores. Para um filme menos comercial do que os que costumam contar com o talento de Williams, este estilo confirma ainda mais a sua competência para compor qualquer tipo de música.

 

 

CDs COMENTADOS