ATONEMENT
Música composta por Dario Marianelli

Selo: Universal Classics
Catálogo: 4766195
Lançamento: 2007
Faixas

1. Briony

2. Robbie's Note

3. Two Figures by a Fountain

4. Cee, You and Tea

5. With My Own Eye

6. Farewell (03:32)

7. Love Letters

8. The Half Killed

9. Rescue Me

10. Elegy for Dunkirk

11. Come Back

12. Denouement

13. The Cottage on the Beach

14. Atonement

15. Clair de Lune (Claude Debussy)

Duração: 50:24
Cotação:


Comentário de
Viviana Ferreira

 

Quem conhece Dario Marianelli sabe que ele é conhecido por sua competência e versatilidade, pois consegue obter belas trilhas sobre filmes de diferentes temáticas. Em Desejo e Reparação Dario volta a fazer parceria com Joe Wright, buscando obter um resultado tão bom quanto o de sua colaboração anterior, Orgulho e Preconceito, só que, diferentemente dela, onde o italiano deu um banho de originalidade, em Desejo e Reparação tem- se a impressão de que o único objetivo de Marianelli é fazer com que todos fiquem impressionados com a sua “suposta criatividade”, ao utilizar elementos pouco comuns como máquina de escrever para que a trilha vá acontecendo.

Só que existem outros compositores que já utilizaram antes algumas melodias e detalhes “criados” por Marianelli, como o fabuloso francês Yann Tiersen (em “Briony” sente- se claramente que Marianelli inspirou- se nas canções de Tiersen para compor a canção), Phillip Glass (o minimalismo característico de Glass aparece em “Farewell”) e até mesmo Hans Zimmer (em “Rescue Me” e “Elegy for Dunkirk”).

É claro que existem canções em que Dario está brilhante, como a bela “Two Figures by a Fountain”, que mais parece uma tradução em sons de poesia... mas são poucos momentos nesta trilha em que conseguimos enxergar a essência de Dario Marianelli. Apesar de estar sendo considerada por muitos a “melhor trilha do ano”, na verdade ela é apenas uma trilha linda, só que carente de um ponto fundamental: a originalidade.

CDs COMENTADOS