BANDOLERO
Música composta por Jerry Goldsmith, regida por Lionel Newman


Selo:
Project 3 Records
Catálogo:
CDP0060
10 Faixas
Duração: 27:35
Cotação:

Comentário de
Miguel Andrade

 

A música deste western, da autoria de um dos grandes de Hollywood, demonstra a versatilidade enormes capacidades inventivas de Jerry Goldsmith, ao escrever uma partitura que é essencialmente monotemática. Há um tema principal, introduzido no "Main Title", com um som algo pop, mas que vai sendo trabalhado de forma dramática no decorrer dos vinte e sete minutos de música. O tema tem um som próximo às convenções de música para westerns, mas não depende muito da habitual influência de Aaron Copland, freqüente neste gênero. O tema tem um sabor claramente mexicano, com forte recurso às madeiras, sendo a melodia central muitas vezes apresentada na harmônica ou simplesmente assobiado, mas sempre interpretada pelas madeiras.

Uma segunda melodia, para o trompete, serve de contraste, convindo o tom aventureiro destes filmes. Logo na segunda faixa, "The Trap" o tema principal é apresentado pelo corne inglês, conferindo-lhe um tom mais triste, e após uma passagem ambiental e misteriosa, o tema regressa interpretado no bandolim, o que sugere fortemente a herança hispânica do sul dos Estados Unidos. "El Jefe" surge com algum material temático adicional, e nos seus curtos cinqüenta segundos, sugere a paisagem mexicana e cria tensão. "The Bait" parece ser uma daquelas canções mexicanas que ouvimos bandas tradicionais tocar, enquanto que "Ambushed" pega no tema da faixa anterior para o tratar de forma dramática durante grande parte da sua duração, fazendo um inteligente uso de técnicas de orquestração, conseguindo sugerir com economia temática, momentos de tensão, ação e reflexão.

"Dee's Proposal" começa com um belo solo cheio de mistério da flauta, e após um curto interlúdio quase atonal, a melodia apresentada em "The Bait" é explorada de forma bastante calma, sugerido momentos de reflexão. Mas a conclusão surge com uma variação algo ameaçadora sobre o tema principal. "Across the River", outra curta passagem de apenas um minuto, volta a apresentar o motivo ouvido antes em "El Jefe".  As duas faixas finais apresentam essencialmente variações sobre o tema principal. No primeiro, começamos com uma apresentação num tom mais divertido, próximo do que ouvimos no início do álbum, mas depois somos encaminhados para uma variação mais fúnebre do tema. Eventualmente voltamos ao ambiente mais relaxado do início da faixa.

"A Better Way", a conclusão do CD, inicia com aquilo que se pode chamar de uma variação do tema principal, com direito a um breve solo elegíaco para trombone e outro para guitarra. Ouvimos depois uma recapitulação do tema introduzido em "The Bait", e uma última apresentação do tema principal na harmônica, leva-nos para o inevitável final, regressando ao tom mais expansivo do "Main Title", com uma breve apresentação das duas melodias que o constituem. Sem ser um trabalho memorável de Goldsmith, tem já todas as suas marcas registradas, e é interessante tanto pela invenção melódica, como pela cuidada orquestração. Infelizmente a edição aqui comentada não se beneficia de um som satisfatório, já que as faixas parecem terem sido extraídas de LP, sem grande cuidado, já que se ouvem os inevitáveis estalidos do velho formato sonoro.

CDs COMENTADOS