BATMAN (1966)
Música composta e regida por Nelson Riddle

Selo:
FSM
Catálogo:
 Vol. 3, nº 7
Ano: 2000
27 Faixas
Duração: 65:23
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

A versão em CD do antigo LP da clássica "Bat-série" de 1966 hoje é um item de colecionador, e as únicas opções disponíveis para os apreciadores da "Bat-música" eram 2 CDs de Neal Hefti, autor do clássico tema, com músicas apenas inspiradas pelo programa. Agora, este lançamento da revista Film Score Monthly, dentro de sua série Silver Age Classics, nos traz as gravações originais do score do famoso band leader e arranjador Nelson Riddle para o filme Batman, O Homem Morcego, lançado após o término da 1ª temporada da série.

Apesar de Hefti ter composto o tema, foi Riddle quem criou o dinâmico estilo musical de Batman, tendo composto para os dois primeiros anos do programa (no terceiro, foi substituído por Billy May). Para o longa, o compositor utilizou muitos dos temas consagrados na TV. A cada aparição dos vilões Coringa, Charada, Pingüim e Mulher-Gato, ouvimos seus acordes característicos. A diferença é que Riddle pôde desenvolver estes motivos em faixas longas, e para a abrangência mais ampla do filme, criou novos temas para as cenas de luta e para a aparição dos novos "Bat-veículos". Como seria de se esperar, o score é jazzístico, com predominância de instrumentos de sopro e metais.

Além de 1 hora de score, gravado em som mono de boa qualidade (apesar de uma faixa apresentar falhas no som), o CD contém três faixas bônus utilizadas, no fime, como source music, e a gravação original do tema da série, por Hefti. Esta versão era ouvida nos créditos finais, e para a abertura, Riddle a ela adicionou a fanfarra inicial e os famosos "Pow!", "Soc!" e "Bam!" em metais, que eram a marca registrada do show. Em tiragem limitada de 3.000 cópias, Batman pode ser adquirido diretamente no site da revista, filmscoremonthly.com, ou em sites especializados em trilhas sonoras (ver os nossos links de compras).

CDs COMENTADOS