BEST OF THE WEST
Vários

Selo: Ryko / Trama

Catálogo:
ST2 50022
Ano: 1995
16 Faixas
Duração: 44:39
Cotação:

Comentário de
Ricardo Augusto de Souza da Silva

 

Coletânea incomum em meio a tantas outras do gênero que são lançadas no Brasil, via de regra regravações inferiores de temas de célebres scores. A hoje extinta Rykodisc, responsável pelo relançamento de vários scores em edições de luxo, teve a boa iniciativa de reunir em um CD os melhores temas western que foram produzidos para os estúdios MGM. Como os filmes tiveram temáticas semelhantes, esta compilação teve resultado homogêneo.

Começamos com The Big Country* ("Main Title" e "The Welcoming"), sendo este provavelmente o melhor score de Jerome Moross. The Unforgiven ("Across The Texas Panhandle"), do competente Dimitri Tiomkin, revela-nos a suposta liberdade dos cowboys. Em The Wonderful Country*,  de Alex North, o "Main Title" é uma mescla de marcha com a tradicional música mexicana (a maioria dos compositores western recorriam a esse estilo de composição), já "Across The Rio Grande" mostra a eficiência do compositor em utilizar solo de gaita acompanhado do banjo. Do score de The Scalphunters, de Elmer Bernstein, "Square Dance For Loco Horses" tem ritmo acelerado, e "Forced March", como o próprio título sugere, é uma marcha com curtos intervalos.

O excelente tema "The Buffalo Hunt", de Laurence Rosenthal para a trilha de The Return Of A Man Called Horse, apesar do ano em que foi produzido o filme (1976) estar distante da fértil época western e de este filão já ter dado lugar a filmes catástrofe na década de 70, tem sucesso em reviver a áurea época do gênero. Elmer Bernstein faz-se novamente presente com a "Overture" de The Hallelujah Trail*, um tema fanfárrico. "The Hour Of The Gun", composta por Jerry Goldsmith para o filme de mesmo nome, lembra aqueles temas com novos arranjos que eram executados por pequenas orquestras nos anos 60, e "Whose Cattle" se utiliza da tradicional música espanhola. A única faixa que destoa do conjunto é "The Train (Pup Tent)", de Young Billy Young*, onde Shelly Manne desenvolveu um clima jazzístico - se tivesse optado em deixar apenas o solo de gaita seria mais adequado, uma vez que o jazz está muito longe de representar o estilo western ou qualquer estilo de filme que exija composições mais clássicas, já que empobrece determinados filmes ao reduzir consideravelmente as tonalidades musicais, que na orquestra são inúmeras. Para mim o jazz se adequa a filmes de Woody Allen e aos noir, entre outros.

"Bonnie Blue Flag" de The Horse Soldiers, composta por David Buttolph, é uma marcha, sendo a flauta o instrumento principal a executar o tema. Mais uma vez Elmer Bernstein, para  Return Of The Magnificent Seven* ("El Toro" e "The Magnificent Seven Theme") fez uma das mais elaboradas e imponentes composições do estilo western. Apesar do áudio do CD ser de boa qualidade (temos três faixas em mono e as demais em estéreo), o encarte possui breves comentários sobre o score de cada filme e não sobre cada faixa. As faixas com * foram regidas pelos respectivos compositores, infelizmente nem todos os temas são de álbuns com a gravação original anteriormente lançados em algum formato. A maior parte dos temas foram remasterizados somente para esta coletânea. 

CDs COMENTADOS