THE BEST OF STAR TREK VOL. 2 (TV)
Música composta por Alexander Courage, Fred Steiner, Dennis McCarthy, Jerry Goldsmith e David Bell

Selo:
GNP Crescendo
Catálogo:
8061
Ano: 2000
24 Faixas:
Duração: 63:32
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

Este lançamento integra o considerável acervo da gravadora GNP, dedicada a Star Trek, e é de extrema importância para exemplificar as profundas diferenças entre a criativa música que era produzida para a TV nos anos 60, e a que hoje ouvimos na telinha. À época do lançamento da série clássica de Star Trek, a música de ficção-científica era essencialmente eletrônica, porém Gene Roddenbery teve o bom senso de optar por partituras dramáticas e orquestrais (eventualmente, ao longo da série, com alguns elementos pop, como guitarras e órgão elétrico).

O CD inicia com o famoso tema de Alexander Courage, ao qual seguem-se 3 suítes de trilhas compostas por Fred Steiner: "The Corbomite Maneuver", "Balance of Terror" e "What are Little Girls Made of". Steiner foi o compositor mais atuante da série clássica, e muitos momentos musicais memoráveis devem-se a ele. Não há fã que não reconheça o "Romulan Theme" do episódio "Balance of Terror", ou "Big Ruk" de "What are Little Girls...". A seção do disco dedicada à série clássica encerra-se com um arranjo lounge do tema de Courage. Infelizmente, as suítes de Steiner são curtas, e logo passamos às encarnações modernas da série, que mereceram o maior espaço do CD.

Se hoje, na música da TV, há a predominância de teclados eletrônicos, pelo menos nas séries derivadas de Jornada nas Estrelas foi preservada a interpretação sinfônica das trilhas, apesar destas possuírem um caráter mais low-profile. Sabe-se que o produtor Rick Berman, por achar que os scores que Ron Jones compusera para alguns episódios da The Next Generation estavam "roubando o show", mandou mixar a música em um volume excessivamente baixo. Seguindo no CD, Dennis McCarthy comparece com o tema premiado com o Grammy de Deep Space Nine, e quatro faixas da trilha do episódio "Way of The Warrior", que contém músicas interessantes de batalha espacial.

Após uma interpretação sexy da música "Fever", por Nana Visitor (a major Kira de Deep Space Nine - te cuida, Madonna!), vem o tema (também premiado) de Jerry Goldsmith para Voyager. A trilha de Voyager presente é do episódio "Bride of Chaotica", de David Bell, que em 5 faixas homenageia a música dos antigos seriados de aventura e FC. O CD se encerra com o tema de  The Next Generation (Courage/Goldsmith), e 5 faixas de Dennis McCarthy para o último episódio da série, o emotivo "All Good Things".

CDs COMENTADOS