BLOOD DIAMOND
Música composta por James Newton Howard
Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 780 2
Lançamento: 2006
Faixas

1. Blood Diamond Titles
2. Crossing the Bridge
3. Village Attack
4. RUF Kidnaps Dia
5. Archer & Solomon Hike
6. Maddy & Archer
7. Solomon Finds Family
8. Fall of Freetown
9. Did You Bury It?
10. Archer Sells Diamond
11. Goodbyes
12. Your Son Is Gone
13. Diamond Mine Bombed
14. Solomon's Helping Hand
15. G8 Conference
16. Solomon & Archer Escape
17. I Can Carry You
18. Your Mother Loves You
19. Thought I'd Never Call?
20. London
21. Solomon Vandy
22. Ankala (Sierra Leon's Refugee All Stars)
23. Bai (Emmanuel Jal)
24. When Da Dawgs Come Out To Play (Bal Burea)


Duração: 63:29
Cotação:


Comentário de
Viviana Ferreira

 

James Newton Howard sempre foi considerado um bom compositor, sua capacidade de ser versátil e não perder a qualidade realmente é impressionante. Podemos nos deliciar ouvindo scores que vão desde o desenho da Disney Planeta do Tesouro, até as suas colaborações decisivas para os filmes de Shyamalan como O Sexto Sentido e A Vila.

Mas Howard realmente ganhou o respeito da classe cinematográfica no ano de 2005, quando fez o que era praticamente impossível: conseguiu compor uma das melhores trilhas do ano em um espaço curtíssimo de tempo, dando de presente ao público e a Peter Jackson a magnífica partitura de King Kong (espaço curto de tempo porque, para quem não sabe, Howard substituiu na última hora Howard Shore, que teve divergência de idéias com Jackson, dispondo portanto de um tempo muito pequeno para compor a trilha substituta).

Depois de um desafio como este, diversos grandes diretores procuraram James para compor, e um deles foi Edward Zwick, o famoso diretor de Tempo de Glória e O Último Samurai, que estava prestes a desenvolver um filme que seria ação do início ao fim - o excelente e inteligente Diamante de Sangue - filme que se passa em Serra Leoa e discute a exploração de diamantes (e pessoas) feitas no local. Sendo assim, Howard teria de desenvolver uma trilha que fosse rápida, emocionante em alguns momentos e que desenvolvesse bem a idéia de ser um filme ambientado na África, e parece que o compositor soube fazer
a lição de casa.

O resultado é ótimo, para não dizer excelente, já que o compositor conseguiu bem empregar os instrumentos certos para os momentos certos do filme- como a agitada e forte ''Fall of Freetown'', e a suave e densa ''Archer Sells Diamonds''. No filme há praticamente música em todas as cenas, tanto que os nomes das canções se referem a elas, como ''G8 Conference'' (violinos que soam prepotência e insinuam insensatez, com instrumentos de percussão que marcam uma espécie de tensão), e ''London'' (canção que representa o triunfo merecido de Salomon, com um piano expressivo e melodia tênue, além da orquestra e do coro que representam uma espécie de liberdade traduzida em arranjos).


O ponto alto desta trilha sonora é ''Your Mother Loves You'', que possui uma melodia marcante e triste que denota emoção e ao mesmo tempo familiaridade. Sem nenhum questionamento, esta foi uma das melhores trilhas do ano de 2006, só perdendo para as duas obras-primas de Alexandre Desplat: A Rainha e a incrível The Painted Veil (intitulada no Brasil O Despertar de uma Paixão). Enfim, Howard é considerado por muitos um dos melhores compositores de cinema neste novo século - e ele está provando que merece este título.

 

CDs COMENTADOS