BORN FREE
Música composta por John Barry


Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
66084
Ano: 2000
18 Faixas
Duração:
53:35
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

Apesar de ter valido a John Barry seus dois primeiros Oscars® (Melhor Partitura Original e Melhor Canção Original), esta obra-prima nunca tivera uma edição oficial em CD - até agora. Conduzida por Frederic Talgorn, a Royal Scottish National Orchestra nos brinda com uma interpretação muito boa do score de A História de Elza, em excelente qualidade de gravação. Várias faixas fazem aqui sua primeira aparição em disco, até porque não foram nem mesmo utilizadas no filme. Infelizmente (e estranhamente), a gravadora omitiu algumas faixas que estavam presentes no LP original.

 Primeiro filme para o qual Barry compôs música para grandes paisagens (alguns outros foram Out of Africa e Dances with Wolves), a trilha de Born Free ficou famosa principalmente pelo famoso "Main Title", que tornou-se uma das canções mais gravadas da história. Contudo, a versão gravada por Matt Monro, para a trilha, permanece como definitiva. Talvez por isto, neste CD a Varèse optou por não incluir uma versão vocal do tema, optando somente por versões orquestrais dos títulos iniciais e finais. Apesar do tema marcante, o restante do score apresenta alguns dos melhores exemplos do talento de Barry, tanto em faixas para momentos leves ("Elsa at Play"), como para cenas de ação ("The Hunt," "Elephant Stampede"), as quais evocam suas trilhas para James Bond.

Born Free
é uma típica trilha de Barry dos anos 60, e é interessante compará-la com seus trabalhos mais recentes. Se à época sua música possuía frescor e vitalidade, com temas que de imediato eram sucesso, hoje ela é madura e bem mais lapidada. Para fãs de Barry, que provavelmente já possuem as regravações da Varèse de Somewhere in Time, Out of Africa e Body Heat, este é um CD obrigatório.

CDs COMENTADOS