A BUG'S LIFE
Música composta por Randy Newman
Selo: Walt Disney Records
Catálogo:
B000009N9Y
Lançamento: 1998
Faixas


1 - The Time Of Your Life
2 - The Flik Machine
3 - Seed To Tree
4 - Red Alert
5 - Hopper And His Gang
6 - Flik Leaves
7 - Circus Bug
8 - The City
9 - Robin Hood
10 - Return To Colony
11 - Flik's Return
12 - Loser
13 - Dot's Rescue
14 - Atta
15 - Don't Come Back
16 - Grasshoppers' Return
17 - The Bird Flies
18 - Ants Fight Back
19 - Victory
20 - A Bug's Life Suite


Duração: 47:33
Cotação:


Comentário de
Cesar Ehmann

 

Antigamente quando pensávamos num filme longa-metragem de animação ou desenho animado, principalmente os da Disney, normalmente nos vinha a cabeça duas coisas: a primeira é a lembrança dos clássicos eternos como Dumbo, Cinderela, entre outros, e a segunda coisa é que esses desenhos sempre vinham recheados de canções, muitas vezes infantis e até mesmo muito chatas principalmente as versões dubladas. Felizmente, de uns dez anos para cá, esse padrão vem  mudando graças a produções como Shrek e Fuga das Galinhas. Em Shrek, ainda permanecem as canções ao longo do filme, porém com muito mais liberdade nos gêneros das canções, mas em Fuga das Galinhas não temos nenhuma canção, tendo um score completamente instrumental rompendo o padrão dos filmes anteriores.

Em Vida de Inseto (A Bug's Life,1998) também temos a trilha do filme praticamente instrumental, com apenas a exceção dos créditos finais. Para a composição da trilha do filme, foi chamado Randy Newman, o mesmo de Toy Story, Monstros S.A, etc. Vida de Inseto foi a segunda animação lançada comercialmente pela Pixar em parceria com a Disney. Antes dele, o estúdio tinha realizado apenas Toy Story. Com direção de John Lasseter, o filme apresenta uma fotografia excelente, muito bem elaborada e rica em detalhes, personagens muito bem trabalhados com características marcantes e comuns nos filmes da Disney. Isto se deve muito às pesquisas feitas sobre os insetos durante quatro anos, onde os mesmos foram acompanhados de perto por micro-câmeras conhecendo, assim, seus hábitos do dia-a-dia. O roteiro do filme narra as façanhas e invenções de Flik, uma formiga que inventa soluções para mudar e melhorar a vida da colônia em que vive, e em seguida, sai pelo mundo à procura de outros insetos que possam ajudar o seu formigueiro a lutar contra gafanhotos preguiçosos, que roubam toda a comida a cada temporada.

O score de Randy Newman é rico em materiais temáticos, sendo composto de diversos motivos que são usados para certos personagens e determinadas ações ao longo das 20 faixas do CD com pouco mais de 47 minutos, lançado pela Walt Disney Records. Para completar o time de Newman, foram chamados os competentes orquestradores Jonathan Sacks, Don Davis, Ira Hearshen, que brilhantemente deram a textura e o colorido ideal para o score. A faixa que abre o CD é a canção que aparece nos créditos do filme, intitulada “The Time Of Your Life”, interpretada pelo próprio Newman. Essa canção é super interessante, pois soa como se fosse uma espécie de ragtime moderno misturado com a música country tradicional norte-americana com tudo que tem direito, ou seja, vocal meio “caipira”, madeiras e metais fazendo os contrapontos, um maravilhoso coro de vozes femininas, entre outras coisas. Além de ser uma ótima canção, ela é o principal tema da trilha, onde reaparece em diversos momentos ao longo do filme, muitas vezes de forma disfarçada.

A faixa “The Flik Machine”, apesar de ser bem construída, interpretada por uma Big Band com solos que alternam nos trompetes e trombones e acompanhamento ao fundo em stacatto dos metais, se torna um tanto cansativa devido à constante repetição de quatro acordes que formam a estrutura principal da música, que reaparece na faixa “The City”. Como toda boa trilha, não poderiam faltar os motivos principais referentes às ações do filme, como por exemplo, situações de luta, conquista, aventura, suspense, entre outros. Entre as faixas de destaque do CD estão as curtas porém belas “Atta “ e “Don't Come Back”, e a faixa 20 que é uma suíte reunindo todos os principais temas do filme, inclusive fazendo uma referência à “Cavalgada das Valquirias” de Wagner.

As demais faixas do CD são na maioria referentes às partes de ação, tensão ou suspense que só funcionam bem com as cenas. Na faixa “Victory “, Newman presta uma homenagem a Bernard Hermann com o famoso tema de Psicose. Enfim, A Bug's Life é uma excelente trilha que eu recomendo a todos que gostam de uma bela e rica orquestração, e não foi à toa que recebeu indicações ao Oscar e Globo de Ouro como Melhor Trilha Sonora (Comédia/Musical). Foi ainda indicada na categoria de Melhor Canção ("The Time of your Life"), e vencedora do Grammy de Melhor Composição Instrumental.

CDs COMENTADOS