BULLIT (REGRAVAÇÃO)
Música Composta por Lalo Schifrin

Selo:
Aleph Records
Catálogo:
018
Ano: 2000
18 Faixas

Duração: 55:36
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 
Até recentemente, a clássica trilha de Bullit (1968) estava disponível, em CD, apenas no Japão. Com o lançamento da gravadora Aleph deste CD contendo a regravação digital da trilha, feita na Alemanha pelo próprio compositor, o score, que deu novos rumos à música de cinema a partir do final dos anos 60, pode ser mais facilmente adquirido - e a preço bem mais acessível. A música de Schifrin, jazzística, vibrante e plena de ritmos pop da época, é perfeita para acompanhar as investigações do detetive Frank Bullit (Steve McQueen), que envolvem assassinatos e uma organização corrupta, e retrata a efervescência urbana que vemos na tela.

Além do famoso tema, que inicia-se com o baixo pulsante, seguido da guitarra que conduz uma melodia acompanhada por bateria, metais e sopro, destaca-se na trilha a magnífica "Shifting Gears", que constrói o crescente clima de suspense que antecede à antológica perseguição automobilística nas ruas de São Francisco. O antigo LP da Warner, reproduzido no CD japonês, era uma regravação com arranjos especiais das músicas da trilha, como era de hábito em lançamentos da época. Mesmo assim, estes arranjos tornaram-se famosos, razão pela qual a nova gravação poderá desagradar a alguns puristas.

Vale para Bullit o mesmo que já disséramos de outra regravação de Schifrin, Mannix: hoje, não há como reproduzir o som das antigas gravações analógicas, e muito menos o som dos instrumentos originais. Mesmo assim, este CD merece ser adquirido, pois além dos arranjos produzidos originalmente para o LP, inclui as versões para o filme das faixas "Main Title" - bem mais dark que o arranjo do disco original, e sem dúvida uma das melhores adições deste CD; a excepcional "Ice Pick Mike", outro destaque da trilha; e "Room 26", além de faixas inéditas ("Just Coffee", "The Architect´s Building", "Bullit, guitar solo").

CDs COMENTADOS