CAPOTE
Música composta por Mychael Danna


Selo:
RCA Legacy
Catálogo:
8-2876-78151-2
Ano: 2006

Faixas:
1. Out There
2. "The village of Holcomb..."- Truman Capote
3. "The two young men had little in common..."- Truman Capote
4. Spoon Feeding
5. "This is it, this is it, this has to be it..."- Truman Capote
6. "Holcomb is twelve miles east of the mountain time zone border..."- Truman Capote
7. N.Y. Reading
8. "Eight non-stop passenger trains hurry through Holcomb every twenty-four hours..."- Truman Capote
9. If One Bird- Mychael Danna
10. "It was midday deep in the Mojave Desert..."- Truman Capote
11. "It was late afternoon..."- Truman Capote
12. "Perry noticed them first - hitchhikers, a boy and an old man..."- Truman Capote
13. "At five that afternoon...the long ride came to an end."- Truman Capote
14. Not Much Time Left
15. "Dewey had watched them die..."- Truman Capote
16. I Thought He Was A Very Nice Gentleman
17. Epigraph
18. Answered Prayers
 

Duração: 76:21
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

Em Capote, recente drama dirigido por Bennet Miller, o indicado ao Oscar® Philip Seymour Hoffman nos fornece um retrato muito humano do famoso escritor norte-americano Truman Capote, em cuja obra se incluem alguns livros que se tornaram filmes memoráveis, como Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), de Blake Edwards, e A Sangue Frio (In Cold Blood), de Robert Brooks. O compositor Mychael Danna criou um inspirado score para personificar o autor, que no filme decide investigar os assassinatos da família Clutter como fonte para um possível livro de não-ficção. Estes fatos foram a gênese da obra mais conhecida de Capote, In Cold Blood.

Danna, que compôs para muitos dos filmes dos diretores Atom Egoyan e Ang Lee, é reconhecido como um pioneiro em combinar nas trilhas sonoras sonoridades não-ocidentais com minimalismo orquestral e eletrônico. E a música de Capote é o que poderíamos esperar da lavra do compositor - ele criou uma partitura intimista, minimalista e via de regra delicada, com a única intenção de acentuar o conteúdo dramático do filme. O score está baseado principalmente nas interpretações do piano e de um pequeno ensemble de cordas quer apresenta solos de violinos, violas e cellos. Cada nota de sua música é cuidadosamente construída para criar o clima adequado e ligar as cenas. Ela nunca se intromete ou se transforma no destaque de uma seqüência.

Este tratamento musical funciona às mil maravilhas no cinema, mas em disco ele torna-se um tanto estranho. Infelizmente, há mais do que música neste álbum e desde já devo dizer que não gosto de discos de trilhas sonoras que contém algo mais do que música, como diálogos ou efeitos sonoros. Para ser justo, este lançamento da RCA não pode ser considerado um CD "trilha sonora original" - ele nem mesmo é apresentado como tal, é apenas "Capote: O Álbum". Ele é, de fato, um audiobook condensado de A Sangue Frio, com longas leituras do livro gravadas pelo próprio Truman Capote (extraídas do disco de 1966 "Truman Capote reads scenes from 'In Cold Blood'") ligadas por algumas faixas curtas de Danna - a seleção musical mais longa, "Not Much Time Left", dura apenas três minutos e quatro segundos.

Sim, este CD de 76 minutos consiste na maior parte de diálogos, possuindo apenas quinze minutos e doze segundos do score de Mychael Danna. É claro que a narração de In Cold Blood por Capote é tão interessante que faz você querer conhecer toda a história (leia o livro, assista o DVD!), e as composições curtas de Danna o ajudam a imergir na criação do novelista. Mas o que o ouvinte deve se perguntar é, porque não comprar um verdadeiro audiobook de In Cold Blood e um álbum apenas com a trilha sonora? Bom, infelizmente isto não é possível já que este último não foi nem lançado...

As poucas seleções que oferecem o trabalho de Danna nos maravilham com seus ritmos delicados. Faixas como "Epigraph" e "Answered Prayers" também enfatizam um belo uso do piano. Mas elas fazem pouca justiça aos esforços de Danna, e servem principalmente para nos deixar querendo ouvir mais - muito mais.

 

 

 

 

 

CDs COMENTADOS