Cast Away (promo)
Música composta e regida por Alan Silvestri

Selo: Promocional

Ano: 2000
Cotação:

Comentário de
Miguel Andrade

 
Stanley Kubrick achava que o uso da música era uma das ferramentas mais importantes para o realizador, e isso também incluía o uso do silêncio. O realizador Zemeckis e o compositor Alan Silvestri parecem mesmo estar muito bem conscientes disso, no excepcional Cast Away (Náufrago, 2000). Como musicar um filme, cuja maior parte consiste num monólogo? Os dois artistas optaram pelo uso do silêncio e dos efeitos sonoros naturais em detrimento da música emocional. E quando ouvimos o belo tema que Silvestri compôs, é quando o filme chora por música, quando o grande ator que é Tom Hanks e a câmera de Zemeckis não conseguem convir sozinhos os sentimentos de solidão que se procuram.

Os poucos mais de 15 minutos de música do filme, que formam aqui um dos mais curtos CDs que conheço, são baseados em apenas um tema, apresentado sempre pelas cordas, com algum apoio das trompas, madeiras e piano. Não há material adicional, nem é necessário. O tema consegue cumprir a sua missão, ao rapidamente estabelecer o ambiente do filme. Esta partitura, no filme, é uma obra prima, tal como a fantástica atuação de Tom Hanks. Possui um tema belíssimo que é usado com a contenção exigida para fazer do filme um grande trabalho cinematográfico. No CD, identificado como promocional, já é mais complicado. Com seis faixas e 17 minutos, inclui toda a música, mas é pedir muito que alguém se dê ao trabalho de procurar um destes CDs, raros de encontrar e inevitavelmente mais caros.

O som é muito bom, o que deixa acreditar que seja de fato uma edição autorizada pelo compositor, mas será, para a maior parte dos interessados, mais compensador apostar na edição da Varèse Sarabande, que inclui a suíte dos "End Credits", juntamente com uma série de temas que o compositor compôs para vários filmes no decorrer da sua carreira. Inevitavelmente será um must para os fãs do compositor. As quatro estrelas são então mais pelo magnífico uso da música no filme, do que pelo CD em si, que ganharia interesse adicional se incluísse música extraída de outros trabalhos do compositor.

CDs COMENTADOS