CITY OF GOD (CIDADE DE DEUS)
Música composta por Antônio Pinto e Ed Cortes

Selo:
Milan Records
Catálogo:
CD 36007-2
Ano: 2003

14 Faixas
Duração:
43:09
Cotação:

Comentário de
Jorge Luis Viera

 

Baseado no livro homônimo de Paulo Lin, o filme de Kátia Lund e Fernando Meirelles, Cidade de Deus, narra a terrível mas rotineira vida na favela do mesmo nome, onde seus habitantes sobrevivem aos brutais acontecimentos que lhes atingem diariamente com uma angústia contida; simplesmente aceitando a fatalidade. A história do filme, cuja trilha sonora foi composta por Antônio Pinto (o mesmo de Central do Brasil, outro importante marco do cinema brasileiro recente) e Ed Cortes, transcorre entre o final dos anos 60 e o final dos anos 70, razão pela qual sua música incidental teve de ajustar-se a esse período.

Não obstante, realizá-la não foi um consenso e os autores tiveram de investir quatro anos neste trabalho, circunstância que, infelizmente, não é possível avaliar escutando o CD que a Milan lançou no mercado internacional, já que d
e suas 14 faixas, somente sete pertencem à categoria de música incidental e totalizam pouco mais de 10 minutos. Tempo que resulta muito escasso se compararmos com a riqueza de matizes que possui o score no filme. De qualquer modo, é necessário registrar que todas as sete canções que estão nesta edição da Milan America são ouvidas no filme como source music, com a única intenção de ambientar.

Em suma, ainda que lamentemos não poder apreciar o inteligente esforço dos autores para esta obra de Lund/Meirelles - uma trilha sonora que vai ganhando em sombras e peso dramático conforme avança a projeção, abandonando o clichê da "alegria brasileira" - este álbum de Cidade de Deus pode até agradar a quem o escute, pois traz os sons de um excelente filme testemunhal. Um mérito que certamente há que se reconhecer.
 

CDs COMENTADOS