CLEOPATRA JONES
Música composta por J. J. Johnson, Carl Brandt, Joe Simon


Selo:
Warner França
Catálogo:
480902
12 Faixas
Duração:
35:24
Cotação:

Comentário de
Jorge Saldanha

 

Nos anos dourados dos filmes blaxploitation, que de produções independentes acabaram chegando aos grandes estúdios, Cleopatra Jones (1973, direção de Jack Starrett) foi a resposta da Warner a grandes sucessos como Shaft, da MGM, Superfly, Coffy e outros. Uma das produções mais sofisticadas do gênero (que teve uma continuação ruim em 1975, Cleopatra Jones and The Casino of Gold), neste filme temos a escultural Tamara Dobson no papel título, uma agente que combate a gangue de traficantes de drogas liderada por Mommy (Shelley Winters). Os elementos que fizeram a glória dos filmes blaxploitation, como heróis de cor, vilões brancos, tiroteios, perseguições de carro e, talvez o que mais nos interessa, uma trilha sonora baseada no soul e no jazz, combinando temas vocais e faixas instrumentais, estão presentes.

Apesar de o tema principal (um clássico do gênero) ter sido composto e interpretado por Joe Simon, e de haver faixas creditadas a Carl Brandt, o grande artesão do score foi sem dúvida J.J. Johnson. James Louis "J.J." Johnson, importante trombonista de jazz, compositor e arranjador que faleceu no dia 04 de fevereiro de 2001, aos 77 anos de idade, compôs ou arranjou, nos anos 70, várias trilhas para cinema (Across 110th Street, Trouble Man) e TV (Starsky & Hutch, Shaft - a Série). Em Cleopatra Jones, para mim o seu melhor trabalho (Across 110th Street é muito bom, mas o CD tem pouco a ver com a música que ouvimos no filme), Johnson arranjou e regeu as composições de seus colegas, além de compor faixas excepcionais. Em "Desert Sunrise/Main Title Instrumental", que abre o filme (no CD é a 6ª faixa), o compositor utiliza cordas e metais para criar suspense e introduz um motivo adequadamente oriental, para em seguida incorporar o tema de Joe Simon à sua composição.

"Cleo and Reuben" é o jazzístico e melancólico tema de amor, enquanto que "Go Chase Cleo", faixa em duas partes ouvida em uma cena de perseguição automobilística, é uma das mais vibrantes músicas de ação já compostas no estilo. Para quem aprecia este tipo de música, a partitura de Cleopatra Jones, com seus violinos soul, metais, pianos elétricos e guitarras "wah wah", é uma aquisição obrigatória, tendo permanecido inédita em CD até 2000, quando foi lançada no Japão. Esta edição mais recente faz parte de uma série de relançamentos do catálogo da Warner francesa (que incluem, por exemplo, Bullit, Enter The Dragon, Exorcist III), há muito solicitados por colecionadores e idênticos, em conteúdo, aos LPs originais. O completo encarte dos CDs, contendo comentários sobre o filme, compositor e diretor, ao ser desdobrado, revela em um dos seus lados a reprodução da capa original do LP, uma atração a mais para os colecionadores.

CDs COMENTADOS