David and Batsheba
Música Composta e Conduzida por Alfred Newman. Diretor do Coral: Ken Darby. Limited Circulation For Collectors Only

Selo:
Soundstage Records
Catálogo:
SCD-545
24 Faixas
Duração: 57:00
Cotação:


Comentário de
Marcos Queiroz

 

Não é das trilhas sonoras de Alfred Newman mais memoráveis, mas está entre as 44 indicações deste compositor, por ser criativa, bem adaptada e com momentos de grande imponência e elegância. Nesta trilha sonora Newman escolhe explorar os ritmos mais dinâmicos e temas fortes e sombrios para garantir o caráter bíblico, religioso, histórico e, acima de tudo, aventuresco, do filme. Como de costume, há um tema central que está sempre aparecendo, gerando unidade por sua força peculiar e qualidade melódica – o espírito e a alma da música de um filme. Neste ano os indicados ao Oscar eram preciosidades tais como: A Morte do Caixeiro Viajante e Uma Rua Chamada Pecado (ambas de Alex North), Quo Vadis? (de Miklós Rózsa), “e o Oscar foi paraA Place in the Sun, ou Um Lugar ao Sol, de Franz Waxman.

A qualidade do som deste CD é das piores que já se viu em trilhas de Alfred Newman e não está a altura nem do compositor, nem de seu trabalho. Nota-se que esta baixa qualidade interfere na avaliação que se faz das músicas compostas para o grandioso filme David e Betsabá, que conta com a presença de Gregory Peck e Susan Hayward, nos papéis-título. O CD não possui textos e comentários, apenas fotos e breves, mas importantes, informações tais como: “Esta gravação histórica foi feita originalmente em equipamento analógico de alta qualidade. Nós consideramos que a transferência deste compact disc, feita dos master tapes originais, é uma testemunha de nossa dedicação para preservar a fidelidade e a clareza da produção original.” Apenas uma compreensível justificativa para a edição limitada para colecionadores... tecnicamente, não havia outra opção. A Cover Art é também das piores que se pode ver entre CDs de soundtracks, contendo uma colagem de desenhos, fotos e textos realizadas com muito mal gosto.

Apesar de todas estas desvantagens, este ainda é um CD que merece ser adquirido, uma vez que traz as sempre eficientes e precisas composições de Alfred Newman. O destaque vai para as faixas 6 ("David sees Batsheba from his rooftop"), 7 ("Rapture of Love"), 16 ("Uriah is Dead"), onde o tema central aparece de uma forma mais atraente, talvez não com a melodiosidade de sempre, mas com qualidade e riqueza na composição do gênero histórico, nos timbres e na característica geral. O CD desfecha com a canção correspondente ao tema central de David e Betsabá no tradicional coro de vozes masculinas de Ken Darby. Apesar de ter destacado faixas em especial que me chamaram a atenção, é importante afirmar que o CD prima por criar um clima que nos transporta para cenários históricos dignos das superproduções da década de 50, o que o torna valioso para a coleção de um Scoretracker.

CDs COMENTADOS