DREAMCATCHER
Música composta por
James Newton Howard

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
302 066 456 2
Ano: 2003
Faixas:
1. Main Title
2. Finding Rick
3. Animal Exodus
4. Becky Bleeds
5. The Weasel
6. The Debate 
7. Henry Returns To The Cabin 
8. What Are You Up To? 
9. Henry Meets Owen 
10. 1-800-Henry 
11. Curtis And Owen Battle 
12. Duddits Warns Henry 
13. Pete And Trish
Duração: 42:
15
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

O diretor Lawrence Kasdan e o compositor James Newton Howard vêm desfrutando de uma muito frutífera relação profissional ao longo dos anos, em filmes como Grand Canyon (1991), Wyatt Earp (1994) e French Kiss (1995). Por sua vez, qualquer produção de Hollywood que se anuncie como “Baseada no livro de Stephen King” tem grandes chance de fazer grande sucesso nas telas de cinema. Dessa combinação temos O Apanhador de Sonhos, um filme de ficção-científica com muito suspense no qual o militar encarnado por Morgan Freeman e quatro rapazes com poderes paranormais enfrentam uma invasão extraterrestre.

James Newton Howard acompanha as imagens desta película com música ao melhor estilo orquestral de suspense e ação. O “Main Title” inicia com um repetitivo tema principal, que bem poderia ter saído dos arquivos eletrônicos de John Carpenter. Mas não se confunda! Muito distante disso se encontra a composição original de James Newton Howard, que desta vez muniu-se de uma grande orquestra sinfônica graças à qual cria, com sucesso, algumas das passagens mais obscuras e efetivas ouvidas no cinema em muitos anos. Em “Animal Exodus” o compositor nos apresenta a primeira entrada de seu motivo de ação, muito rítmico e interpretado pelas cordas sobre uma base percussiva. Este mesmo motivo reaparece bem mais desenvolvido em temas como “The Weasel”, “Henry Returns To The Cabin” e em “What Are You Up To?”.

Com um virtuosismo impressionante o compositor nos entrega a faixa que talvez seja a mais dramática e complexa em sua orquestração: “Curtis And Owen Battle”. Aqui, após várias atonalidades e geniais avalanchas interpretadas majestosamente por metais e percussão, James Newton Howard nos demonstra mais uma vez porque, no futuro, será o mais digno sucessor do maestro Jerry Goldsmith. A última melodia do CD é “Pete And Trish”, que representa a resolução desta obra com a volta do tema principal, desta vez tocado ao piano e de forma mais romântica.

São inevitáveis as comparações da trilha sonora de Dreamcatcher com outras que o compositor produziu para películas do mesmo gênero, mais especificamente The Sixth Sense ou Signs. Tal como nos casos anteriores, James Newton Howard não poupa esforços para criar outra magnífica partitura, que orgulhosamente estará entre as melhores de sua coleção.

 

 

CDs COMENTADOS