ENCHANTED
Música composta por Alan Menken

Selo: Walt Disney Records
Catálogo: D000092502
Lançamento: 2007
Faixas

1. True Love's Kiss (Amy Adams,  James Marsden)
2. Happy Working Song (Amy Adams)
3. That's How You Know (Amy Adams)
4. So Close (Jon McLaughlin)
5. Ever Ever After (Carrie Underwood)
6. Andalasia
7. Into The Well
8. Robert Says Goodbye
9. Nathaniel And Pip
10. Prince Edward's Search
11. Girls Gone Shopping
12. Narissa Arrives
13. Storybook Ending
14. Enchanted Suite
15. That's Amore (James Marsden)

Duração: 54:30
Cotação:


Comentário de
Tom Hoover

 

Enchanted reúne Alan Menken e a Walt Disney Films para mais uma bem sucedida parceria. A trilha sonora do filme é constituída por seu score original e canções, sendo representada neste CD por nove score tracks e seis canções. O que salva o dia, pelo menos para os colecionadores de trilhas incidentais interessados em duração, é que a faixa 13 ("Storybook Ending") tem mais de 10 minutos e dá à parcela da trilha incidental uma boa e necessária turbinada. A única razão para que a duração seja um fator relevante é a excelência de Menken - sua partitura é realmente fantástica. A qualidade do trabalho oferece uma experiência rica, refrescante de se ouvir. Após um ano no qual tantos jovens compositores jogaram em nossa cabeça o som 'moderno' da nossa era, um score como Enchanted nos lembra as vantagens de uma obra clássica.

Como mencionado no parágrafo anterior, o álbum é dividido em duas partes; canções e score. Como na maioria dos filmes da Disney, isto é esperado, e a atenção que você despenderá nesta compilação de fato depende de seus interesses pessoais. Contudo, posso dizer que a trilha incidental incluída no álbum garante sua aquisição. Como esta é mais outra incursão mágica da Disney, o score é apropriadamente 'encantado', bem adequado ao título do filme. O score de Menken inicia com a faixa 6, "Andalasia", e se estende até a faixa 14, encerrando com "Enchanted Suite".

De modo geral, o tom do score levou-me de volta aos trabalhos da Disney do passado, uma vez que há algo atemporal no modo como Menken compõe sua música. A partitura é realmente uma brisa fresca em nossos ouvidos, propiciando uma leve e bela experiência. Por outro lado, eventualmente a leveza dá lugar às sombras, quando o score toma um rumo inesperadamente épico na faixa intitulada "Narissa Arrives." Destacando um coral bombástico mas arrebatador, esta faixa me alertou para o fato de que esta trilha incidental é mais do que um agradável confeito auditivo. Um aspecto interessante nas partes do coral é que nele predominam as vozes femininas, o que faz sentido em função das personagens apresentadas na história. A chegada de Narissa inicia os destaques do score, sendo seguida pela longa faixa "Storybook Ending", que é igualmente impressionante. É aqui que o álbum atinge seus momentos climáticos, e cada momento é de puro deleite.

Numa época em que os grandes como John Williams estão mais afastados, um score como este ajuda a compensar sua falta. Pessoalmente, seja porque ouvi ultimamente tantos scores baseados em sintetizadores, ou ainda muitos trabalhos medíocres, recebi com satisfação este Enchanted de Menken, que traz um maravilhoso trabalho orquestral. E que também é um score acessível tanto para crianças como adultos. O único defeito de Enchanted é que o CD não traz mais do score de Menken, mas dada a qualidade do material incluído, é algo com que eu posso me conformar.

CDs COMENTADOS