A VERY LONG ENGAGEMENT
Música composta por Angelo Badalamenti, regida por Phil Marshall

Selo: Elektra / Nonesuch
Catálogo: 79880-2
Lançamento: 2004
Faixas

1. Main Title/The Trenches
2. First Love Touch
3. Heartbeat to a Gunshot
4. Matilde's Theme
5. Secret Code
6. Eloide's Theme
7. Kissing Through Glass
8. Massage Fantasy
9. Never Had The Child
10. The Man From Corsica
11. Out Soldiers' Letters
12. Why Do You Cry?
13. End Titles

Duração: 47:25
Cotação:


Comentário de
Viviana Ferreira

 
Com o sucesso fenomenal de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean Pierre Jeunet teve a responsabilidade de trazer uma história que chegasse ao coração das pessoas, mas de uma maneira diferente da qual Amélie chegara. Ele então criou uma triste e linda história de amor, chamada A Very Long Engagement (no Brasil, Eterno Amor) que conta a história de Mathillde, uma jovem de 19 anos (vivida pela Amélie Audrey Tautou) que simplesmente nega- se a acreditar que seu noivo Menech (Gaspard Ulliel), morreu na guerra. O por que? Porque simplesmente seu coração sabe que ele está vivo.
 
E para uma história que mistura suspense com romance, nada melhor que Angelo Badalamenti, o magistral compositor italiano que ficou famoso por suas trilhas de suspense em parceria nos filmes de David Lynch, e que já trabalhara antes com Jeunet em Ladrão de Sonhos. E o resultado, é excelente. Angelo conduz com a alma canções que são emotivas ao extremo, e que é impossível de não conquistarem aqueles que as ouvem. O tema do filme é a síntese do amor que Mathilde sente por Menech, a agonia e o medo que regem dentro de si, tudo isso feito por violinos que choram e clamam por uma resposta aos medos de Mathilde.

 

Encontramos o tema em “First Love Touch”, em “Mathilde's Theme” , “Kissing Through Glass”, “Massage Fantasy”, “Our Soldiers Letters” e “End Titles”. É inegável o talento de Badalamenti ao introduzir partes do tema por caminhos que fazem com que as canções não tornem-se repetitivas, pelo contrário, surgem como se as ouvíssemos pela primeira vez, de um modo muito especial. Claro que em outros temas do filme, como “Main Title (The Trenches)”, “Secret Code” e “Elodie's Theme” também sentimos o drama que envolve todo o filme, mas por outro ângulo. Seja dos soldados, de pessoas que Mathilde encontra pelo caminho, ou de mulheres que, como ela, também sofrem com a dor de uma dúvida. E é maravilhoso ver a desenvoltura de Badalamenti ao adaptar a alma dos personagens às suas canções.
 
Em um filme que criou ambigüidades entre a crítica (ou amam ou odeiam), Angelo imperou soberano, eclodindo como o grande ápice e ponto alto do filme, e mostrando a todos o que ele realmente é - um gênio, que não precisa de Oscars ou Grammys para ser amado e respeitado pelo grande público.

CDs COMENTADOS