ENTER THE DRAGON
Música composta por Lalo Schifrin


Selo:
Warner Bros.
Catálogo:
15923
Ano: 1998

17 Faixas

Duração: 57:14
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 
Hoje, quando os filmes de ação e artes marciais usam e abusam de efeitos especiais e fios que suspendem os atores, Operação Dragão, o mais famoso filme do falecido Bruce Lee, ainda impressiona por suas cenas quase que totalmente filmadas e coreografadas on camera, e nas quais brilha tão-somente a perícia dos lutadores, em especial Lee. O compositor argentino Lalo Schifrin musicou este clássico de 1973 com a sua melhor fusão de batidas funky, melodias cativantes e de sabor oriental, orquestra vibrante e muita percussão.

É o exemplar definitivo do estilo de música que o compositor consagrou nos anos 70, combinando orquestra e ritmos pop, ouvida em The Cincinnati Kid, Bullitt, Dirty Harry, Magnum Force e muitos outros. Imagine os solos e ritmos de Shaft combinados com a fúria sinfônica de Aliens, e você terá uma idéia do que significa este magnífico score. Seu "Theme from Enter The Dragon" virou uma espécie de "hino" de Bruce Lee. Até há poucos anos, Enter the Dragon estava apenas disponível em sua edição japonesa, que possuía menos de 30 minutos de duração.

Em maio de 2001 a Warner francesa também lançou a versão com 30 minutos, porém a representação definitiva do score encontra-se no CD produzido por Nick Redman e lançado originalmente em 1998, para acompanhar o vídeo comemorativo dos 25 anos do filme. Este álbum contém praticamente toda a música utilizada (o dobro do CD anterior), remasterizada e remixada em ordem cronológica. Os comentários do completo encarte são do jornalista da Variety Jon Burlingame. Na época em que escrevi esta resenha, o CD ainda podia ser adquirido separadamente do vídeo em sites como www.filmscoremonthly.com  e www.screenarchives.com.  Atualmente, acredito que seja um raríssimo item de colecionador.

CDs COMENTADOS