STAR WARS EPISODE III: REVENGE OF THE SITH
Música composta e regida por
John Williams

Selo:
Sony Classical
Catálogo:
SK 94220
Ano: 2005

Faixas:
1. Star Wars and The Revenge Of The Sith (7:31) 
2. Anakin's Dream (4:46) 
3. Battle Of The Heroes (3:42) 
4. Anakin's Betrayal (4:04) 
5. General Grievous (4:07) 
6. Palpatine's Teachings (5:25) 
7. Grievous and the Droids (3:28) 
8. Padme's Ruminations (3:17) 
9. Anakin vs. Obi-Wan (3:57) 
10. Anakin's Dark Deeds (4:05) 
11. Enter Lord Vader (4:14) 
12. The Immolation Scene (2:42) 
13. Grievous Speaks to Lord Sidious (2:49) 
14. The Birth Of The Twins and Padme's Destiny (3:37) 
15. A New Hope and End Credits (13:06)

Duração: 70:50
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Em que pesem as críticas de muitos à nova trilogia de STAR WARS, sempre achei que as trilhas sonoras do maestro John Williams estiveram acima de qualquer suspeita. Porque, mesmo não soando exatamente como as partituras da trilogia original (afinal de contas, o estilo do compositor mudou, refinou-se em duas décadas), a música de Williams sempre forneceu o suporte exigido pelos filmes, com seu habitual padrão de excelência. Para o capítulo de encerramento, este EPISÓDIO III: A VINGANÇA DOS SITH (o mais dramático e violento da série, que nos EUA recebeu classificação PG 13), o compositor consegue um feito inédito: conclui uma saga musical iniciada há 28 anos, porém fazendo a transição para EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA (o filme original), que cronologicamente é o capítulo seguinte, como que introduzindo em 2005 idéias que seriam plenamente desenvolvidas e estabelecidas a partir de 1977.

Para tanto, valeu-se de temas musicais da saga já conhecidos, ao mesmo tempo criando material inédito no qual, a exemplo dos outros dois segmentos da recente trilogia, se destaca um grande novo tema – neste caso, "Battle of The Heroes". É um tema dramático e de ação que segue a linha de "Duel of The Fates", onde sobressai-se o coral London Voices, e a orquestra fornece rápidas intervenções das cordas e metais (não há letras nas partes do coral). Considero-o uma peça musical épica na melhor tradição das grandes trilhas orquestrais de Hollywood, que no CD é ouvida em sua versão de concerto na faixa nº 03, e que surge em outros momentos da partitura, como "Anakin vs. Obi-Wan" e "Enter Lord Vader". Para a estranheza de muitos, neste trabalho Williams entrega uma das composições mais atípicas para um filme de STAR WARS: "Padme's Ruminations", uma faixa um tanto quanto sinistra e melancólica, na qual em sua parte inicial ouvimos uma voz feminina como se saída de uma versão futurista da música de GLADIADOR. Estranhezas à parte, é uma bela composição que encaixa-se perfeitamente na cena correspondente.

Entre o novo material também escutamos um tema percussivo e frenético para o vilão General Grievous, ouvido no confronto dele com Kenobi (que lembra o estilo empregado por Williams em Jurassic Park), e novas músicas de ação para as seqüências de batalhas. A já citada "Anakin vs. Obi-Wan" é a música que acompanha o aguardado duelo entre os dois Jedis, onde "Battle of the Heroes", o tema de Vader e finalmente "The Force Theme" são costurados por transições de cordas e coral. Apesar da força de "Battle of Heroes", é exatamente "The Force Theme", que surge já na faixa de introdução, o mais recorrente ao longo do score (de fato, é seu fio condutor), no qual ao final também ocupa posição de destaque o "Princess Leia's Theme". Obviamente o memorável "Darth Vader's Theme" será ouvido em alguns momentos cruciais, bem como o tema de amor do EPISÓDIO II, "Across The Stars". Achei particularmente cativante a utilização deste tema em "Anakin's Dream", uma faixa de grande e triste beleza.

A faixa de encerramento, "A New Hope and End Credits", com seus mais de 13 minutos, é a mais longa do CD e onde Williams passa definitivamente a tocha musical para o EPISÓDIO IV e a trilogia original. Ela inicia com uma bela interpretação do tema de Leia, seguida pelo "Force Theme", que é repetido e cresce de intensidade antes de entrar a seqüência dos créditos finais. Nesta, o tema de Leia retorna, seguindo o tradicional tema dos créditos finais de STAR WARS. "Battle of the Heroes" vem logo a seguir, sucedida por "The Throne Room", aquela versão marcial do "Force Theme" ouvida no final da EPISÓDIO IV, porém desta vez com uma seção intermediária bem mais legato se comparada à versão ouvida em UMA NOVA ESPERANÇA. O "Force Theme" então recebe uma versão bem mais suave, antes de retornar ao ritmo de "The Throne Room", que tocará até finalmente chegar a habitual fanfarra final de STAR WARS.

Enfim, o resultado é um dos scores mais sombrios e direcionados à ação da saga, onde o coral ajuda a criar momentos de grande dramaticidade, e que sem dúvida reflete o tom do filme. Se algum reparo há para ser feito, é de que o tema do Imperador faz apenas uma brevíssima aparição na partitura, algo até surpreendente uma vez que o personagem é o real condutor da trama do episódio. Em que pese boa parte da música ouvida no filme não estar no álbum, e de haver diferenças entre o que nele ouvimos e a música que está no filme (mais uma vez a montagem da trilha sofreu alterações, e inclusive, como já acontecera no EPISÓDIO II, em determinadas seqüências foram utilizados trechos do score do EPISÓDIO I), os setenta minutos de duração deste CD, como de hábito contendo a inigualável interpretação da London Symphony Orchestra, levarão o ouvinte a uma inesquecível jornada musical através do universo STAR WARS.

E como se isso não bastasse, ele traz como bônus, do mesmo modo que a versão lançada no exterior (e sem custo adicional), o DVD Star Wars: Uma Viagem Musical. O DVD é composto de 16 vídeos em formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, apresentando cenas, diálogos e músicas dos seis episódios da série - cada segmento pode ser assistido com uma introdução do ator Ian McDiarmid (Palpatine). O destaque é o vídeo "A Hero Falls", onde cenas do EPISÓDIO III são acompanhadas por "Battle of The Heroes". O único senão é o fato da versão nacional do DVD não ter legendas em português. Contudo, o destaque aqui é a música que, como vocês sabem, é uma linguagem universal. Imperdível.

Relação dos capítulos do DVD bônus:

1: A Long Time Ago ("Star Wars Main Title") 
2: Dark Forces Conspire ("Duel Of The Fates" - Episode 1 : The Phantom Menace
3: A Hero Rises ("Anakin's Theme" - Episode 1 : The Phantom Menace)
4: A Fateful Love ("Across The Stars" - Episode 2: Attack Of The Clones)
5: A Hero Falls ("Battle of The Heroes" - Episode 3: Revenge of the Sith)
6: An Empire Is Forged ("The Imperial March" - Episode 5: The Empire Strikes Back)
7: A Planet That Is Farthest From ("The Dune Sea of Tatooine / Jawa Sandcrawler" - Episode 4: A New Hope)
8: An Unlikely Alliance ("Binary Sunset / Cantina Band" - Episode 4: A New Hope)
9: A Defender Emerges ("Princess Leia's Theme" - Episode 4: A New Hope
10: A Daring Rescue ("Ben's Death / Tie Fighter Attack" - Episode 4: A New Hope)
11: A Jedi Is Trained ("Yoda's Theme" - Episode 5: The Empire Strikes Back
12: A Narrow Escape ("The Asteroid Field" - Episode 5: The Empire Strikes Back
13: A Bond Unbroken ("Luke and Leia" - Episode 6: Return of the Jedi)
14: A Sanctuary Moon ("The Forest Battle" - Episode 6: Return of the Jedi)
15: A Life Redeemed ("Light Of The Force" - Episode 6: Return of the Jedi)
16: A New Day Dawns ("Throne Room / Finale" - Episode 4: A New Hope)

CDs COMENTADOS