E.T. The extraterrestriaL (EXPANDIDO)
Música composta e regida por John Williams

Selo: MCA
Catálogo:
MCA11494
Duração: 71:15
Cotação:


Comentário de
Ricardo Augusto de Souza da Silva

 

Esta é a versão expandida do álbum originalmente lançado em 1982 e posteriormente reproduzido em CD, porém não contém outtakes (temas não utilizados). De qualquer modo esta edição de 1996 é muito superior e realmente cumpre com o que anuncia na lateral do estojo - "Digitally remastered and remixed". A remasterização (restauração) para o novo CD realmente foi bem trabalhada, o nível de gravação está compatível com uma gravação digital de hoje e a equalização idem, o que é ótimo já que em álbuns de trilhas lançados nos anos de 1989/1990 notamos o problema do nível de gravação, que muitas vezes é baixo, e com a equalização que também não foi bem trabalhada, o que fica evidente na predominância de freqüências agudas.

Para este trabalho clássico John Williams inicia optando por composições em clima de mistério - nada mais adequado para um filme sobre um extraterrestre. Nas primeiras três faixas (o CD contém as músicas em ordem de audição no filme) predomina a atmosfera de suspense, porém a partir da aparição do E.T., e depois com a sua manifesta curiosidade em descobrir as coisas terrestres, as músicas passam a ter temas mais ao formato do cartoon Tom & Jerry, justamente para acompanhar sua curiosidade. Citei o cartoon somente para se dar uma vaga idéia do clima apresentado, já que Williams não fez intervalos na música, como fazem alguns compositores em tais casos, para dar um maior suspense à cena.

Williams usa da interpretação em baixa tonalidade, como em "The Magic of Halloween", onde  desenvolve o famoso tema de E.T. (escutado quando o menino voa com a bicicleta) com apenas uns dez instrumentos, para depois chegar à orquestra inteira de forma progressiva e vibrante, como o compositor sabe tão bem fazer. O  outro exemplo  é "End Credits", que encerra o filme de forma brilhante, com um piano sendo tocado de forma mais rápida, e o tema de E.T. se desenvolvendo logo após. Atrás da capa do CD há uma pequena mas interessante entrevista com o compositor, mais um bônus deste que foi um relançamento de alta qualidade sonora e artística.

CDs COMENTADOS