THE FINAL CONFLICT - THE DELUXE EDITION
Música composta por Jerry Goldsmith, regida por Lionel Newman

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
302 066 289 2
Ano: 2001

15 Faixas

Duração: 61:11
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Para aquele que é considerado o mais fraco capítulo da trilogia A Profecia, O Conflito Final (1981), Jerry Goldsmith compôs um de seus mais belos e intensos trabalhos, que não faria feio em um épico bíblico. Já adulto, Damien Thorn (Sam Neill) preside a multinacional herdada de seu tio, decidido a estabelecer o domínio de satã na Terra. Mas para garantir isso, ele deve localizar o recém-nascido Nazareno, o único que poderá impedir seus planos de dominação. O filme, apesar de conter alguns momentos antológicos e uma ótima atuação de Sam Neill, sofre com a falta de um roteiro mais inspirado, e seu final é anticlimático.

Por sorte a música de Goldsmith é simplesmente sublime, não a melhor, mas a mais grandiosa da série, e ajuda sobremaneira a manter o interesse no desenrolar da trama. O CD inicia com o tema principal dedicado a Damien Thorn, e desde já notamos a melhoria sonora proporcionada pela remasterização feita por Erick Labson e Michael McDonald: o som das trompas, antes distante e sem brilho, agora está potente e claro. Do mesmo modo, o restante da interpretação da National Philharmonic Orchestra and Chorus ganhou novas cores, demonstrando que a Varèse Sarabande não poupou esforços em fazer desta música algo que soasse novo, mesmo para aqueles já familiarizados com ela. Esta nova edição inclui duas novas faixas e mais quase cinco minutos no finale, totalizando doze minutos de música nunca antes editada.

"The Statue" é uma arrepiante peça para violinos e sino, ouvida no interessante monólogo de Thorn à frente de uma estátua de Cristo crucificado. "666" abre com os sinos de igreja ouvidos em outros trechos do score, seguidos por uma orquestração para cordas que remete a Poltergeist. A música adicionada ao final ("The Final Conflict") garante suspense e surpresas, e dá ao tema principal uma leitura potente graças à intervenção em força total das trompas. Uma conclusão memorável em cordas leva ao magnífico finale de um score que é, em sua maior parte, majestoso e com uma forte religiosidade intrínseca, onde também se destacam a maravilhosa "The Second Coming", o scherzo da caça à raposa em "The Hunt" e a sombria  "The Blooding Reel". O encarte de dez páginas desta nova edição da Varèse também inclui notas de Robert Townson, e fotos coloridas do filme.

CDs COMENTADOS