FROM RUSSIA WITH LOVE
Música composta e regida por
John Barry

Selo: EMI/Capitol
Catálogo:
72435-80588-2-6
Ano: 2003
Faixas:
1. Opening Titles: James Bond Is Back/From Russia With Love/James Bond Theme
2. Tania Meets Klebb
3. Meeting In St. Sophia
4. The Golden Horn
5. Girl Trouble
6. Bond Meets Tania 
7. 007 
8. Gypsy Camp 
9. Death Of Grant 
10. From Russia With Love 
11. Spectre Island 
12. Guitar Lament 
13. Man Overboard/Smersh In Action 
14. James Bond With Bongos 
15. Stalking 
16. Leila Dances 
17. Death Of Kerin 
18. 007 Takes The Lektor

Duração: 36:
55
Cotação:


Comentário de
Hugo Moya Arancibia

 

Até 1987, falar da música para filmes de James Bond praticamente se resumia a um único nome: John Barry, já que ele havia composto a música para onze dos quinze filmes oficiais que haviam sido produzidos até então. Moscou contra 007 foi sua primeira trilha sonora para a série (ainda que ele tenha participado em 007 Contra o Satânico Dr. No fazendo os arranjos do tema principal). De 1963 a 1971, John Barry compôs a música de todas as películas de James Bond filmadas durante esse período (seis no total), compondo a música incidental e também a das canções principais. Posteriormente retornaria a compor cinco trilhas, mas não de forma contínua. Para Moscou contra 007 Barry não foi a escolha inicial para a música (Harry Saltzman queria Lionel Bart), porém a pressão de algumas pessoas influentes ligadas à produção levaram à contratação de Barry. Neste filme ele somente compôs a trilha sonora, não tendo participando na composição da canção principal (trabalho encomendado a Lionel Bart). Mesmo assim, Barry utilizou a canção abundantemente, como padrão para sua música incidental.

O tema principal "From Russia with Love" foi interpretado por Matt Monro e basicamente se trata de uma balada romântica com o som próprio da época. Nada espetacular, mas bastante satisfatória. Esta trilha sonora marca um dos melhores trabalhos de Barry para a série. Neste filme não se nota tão claramente o estilo agressivo e rítmico que teria posteriormente a música para Bond. É uma trilha bastante melódica, baseada na canção principal e temas específicos compostos para a película. O "Tema de James Bond" é utilizado apropriadamente, mas não em excesso. Barry incorpora os primeiros arranjos alternativos baseados no tema original, ainda que não lhe tenha sido imposta qualquer restrição à utilização de seu arranjo original (que é o que escutamos nos créditos iniciais de Dr. No, e que além disso é a versão mais conhecida mundialmente). Neste filme John Barry incluiu, pela primeira, vez sua composição conhecida como "007",  utilizada posteriormente em várias das trilhas compostas por ele para a série. Aparentemente este seria o tema que Barry comporia para Bond no primeiro filme, ainda que ele nunca tenha tido a força e a transcendência do "Tema de James Bond" de Monty Norman, mesmo sendo usado em várias produções. O curioso deste tema é que, em cada trilha sonora em que surgiu, foi utilizado um nome distinto para ele. Este tema foi utilizado com títulos diferentes nas seguintes trilhas sonoras:

Filme  Título das faixas
Moscou Contra 007 "007", "007 Takes The Lextor"
007 Contra a Chantagem Atômica (**) "007"

Com 007 só se Vive Duas Vezes (**)

Não incluído no disco, mas ouvido no filme ("Vôo de Little Nelly")
007 - Os Diamantes são Eternos (**) "To Hell With Blofeld"
007 Contra o Foguete da Morte "Boat Chase"

** Referências aos álbuns originais das trilhas sonoras. Não foram considerados os relançamentos de 2003, que contém material não publicado originalmente.

Dois dados curiosos:
- Em um par de seqüências importantes do filme (a perseguição de helicóptero e a perseguição marítima ao final), foram utilizadas composições de Dr. No, compostas por Monty Norman;
- No disco da trilha sonora foi incluído um tema bastante atraente chamado "The Golden Horn", que nunca foi utilizado na película.

Em resumo, um trabalho bastante agradável de escutar e muito bem aplicado às seqüências durante o filme.

CDs COMENTADOS