THE GOLDEN COMPASS
Música composta por Alexandre Desplat

Selo: New Line Records
Catálogo: NLR 10977459
Lançamento: 2007
Faixas

1. The Golden Compass
2. Sky Ferry
3. Letters From Bolvangar
4. Lyra, Roger And Billy
5. Mrs. Coulter
6. Lyra Escapes
7. The Magisterium
8. Dust
9. Serafina Pekkala
10. Lee Scoresby's Airship Adventure
11. Iorek Byrnison
12. Lord Faa, King Of The Gyptians
13. The Golden Monkey
14. Riding Iorek
15. Samoyed Attack
16. Lord Asriel
17. Ragnar Sturlusson
18. Ice Bear Combat
19. Iorek's Victory
20. The Ice Bridge
21. Rescuing The Children
22. Intercision
23. Mother
24. Battle With The Tartars
25. Epilogue
26. Lyra (Kate Bush)

Duração: 74:03
Cotação:


Comentário de
Renan Fersy

 
Com o sucesso avassalador das séries Harry Potter e O Senhor dos Anéis, tenho a impressão que as produtoras começaram a comprar direitos de tudo que é história de fantasia para transformar em filme. As Crônicas de Nárnia, Desventuras em Série, Eragon, Stardust e agora A Bússola de Ouro. Não que isso seja ruim, aliás para mim é muito interessante já que sou aficionado por esse estilo de filme. Como produções deste porte pedem trilhas com texturas mágicas, tenho sempre grande prazer em escutar cada faixa detalhadamente. A cada filme novo, uma nova surpresa nas trilhas.

A Bússola de Ouro é um filme um pouco difícil de classificar, pois tem partes violentas demais para crianças, e também temáticas infantis demais para adultos. Mas para todo aquele que tiver a mente aberta, A Bússola de Ouro é uma excelente produção, repleta de magia e aventura. A trilha ficou a cargo de Alexandre Desplat, um compositor que vem me surpreendendo bastante desde sua estréia com a maravilhosa trilha de Refém, em 2005. Para A Bússola de Ouro Desplat compôs alguns temas, mas que não são leitmotifs, não houve uma associação clara com cenas ou personagens. Os temas são importantes no filme, mas por serem flexíveis são usados em várias situações. Como todo bom filme de aventura, existe o Bem e o Mal, para acompanhar cada um dos dois lados o compositor criou temas.

"Golden Compass" e "Sky Ferry" são faixas que possuem temas que são bastante tocados durante o filme, sempre em momentos onde Lyra, que representa o Bem no filme, aparece. "The Magisterium", "Ice Bridge" e "Ragnar Sturlusson" são faixas mais sombrias, para momentos onde o lado Mal aparece. "Samoyed Attack", "Ice Bear Combat", "Battle With The Tartars" são os temas de ação, que retratam as principais batalhas que ocorrem no filme, o ataque ao acampamento dos Gípcios em "Samoyed Attack", o duelo dos ursos em "Ice Bear Combat", e a batalha com os Tártaros em "Battle With the Tartars", como já sugere o nome da faixa. "Lord Asriel" começa com o tema principal tocado pela trompas e cordas em estilo triunfante, logo após um breve momento onde as sombras tomam conta da faixa para culminar em algo mais dissonante que um pouco me lembra as trilhas de Batman do Elfman, com aqueles devaneios orquestrais dissonantes e percussivos. Dai para diante a faixa segue mais um pouco neste clima tenso, e finaliza com notas longas de cordas (provavelmente viola) com ar misterioso.

"Intercision" é uma faixa bem parecida com "Golden Compass", misteriosa, mágica e ao mesmo tempo sombria. "Dust" revela que tanto os temas de "Golden Compass" e "Intercision" são uma espécie de leitmotif para o Pó, este é um dos únicos motivos com associação mais clara no filme. "Mrs. Coulter" é um tema com ar despretensioso e suave, em alguns momentos até passa a idéia de que a Mrs. Coulter (Nicole Kidman) é uma pessoa bondosa. Entretanto, neste tema inicial há sempre uma certa dissonância, que serve como um aviso de que nem tudo é belo nesta personagem. A faixa possui alguns momentos mais sinistros também, como se houvesse uma certa alternância entre Luz e Escuridão. Talvez essa tendência dualista que Desplat utilizou nesta faixa seja para mostrar que a vilã não apenas possui maldade em seu coração.

"Lord Faa, King of the Gyptians" é uma faixa com ares do Oriente, que representa muito bem esse povo que parece um pouco Cigano, um pouco Pirata, um pouco Nômade. Um tema aventuresco tocado pelas cordas é o clímax da faixa, lembro-me de uma cena onde este tema toca - era a cena do navio dos Gípcios navegando em alta velocidade, como se a aventura estivesse começando naquele momento. Em seguida algumas linhas do tema do Pó podem ser ouvidas. "Serafina Pekkala" mantém o clima misterioso dos Gípcios, com alguma linha do Tema do Pó da metade para o fim, com algumas passagens solo de oboé criando um clima oriental. "Iorek Byrnison" não possui temas claros, apenas alguns motivos e harmonias, é uma daquelas faixas que dá um efeito forte no cinema, pois possui harmonias misteriosas e baixos bem graves, criando uma atmosfera bem interessante, com uma sonoridade aveludada em certos momentos.

"Iorek's Victory" é triunfante, grandiosa no começo, majestosa na metade e dissonante e forte no final, contando com uma passagem aos 1 minuto e 11 segundos que me lembrou um motivo de Irmãos Grimm, da faixa "Queen's Story" aos 24 segundos. Outras faixas, como "Letters From Bolvangar", "Riding Iorek" e "Mother", são tão simplistas que em quase nada chamam a atenção. "The Golden Monkey" relembra alguns motivos da Mrs. Coulter com instrumentação diferente, mais serena. "Lee Scorsby'd Airship Adventure" é uma faixa linda, com uma melodia que aos poucos vai ganhando ritmo e torna-se grandiosa, traduzindo uma idéia de admiração. "Lyra, Roger and Billy" é o tema mais descontraído e sapeca da trilha, com flautas, xilophone, e um instrumento de cordas étnico cantando uma melodia em tonalidade maior, com características de Modalismo (Música Modal) bem fortes. "Epilogue" fecha o CD, e é uma das melhores faixas do disco com certeza, mesclando diversos temas e ainda apresentando algo de novo ao fim.

Um bom trabalho feito por Desplat, embora eu esperasse algo mais intenso, mais consistente. Algo na linha de Harry Potter, já que Desplat mostrou grande talento em criar melodias com harmonias interessantes em trabalhos anteriores, sempre complexas. No entanto em A Bússola de Ouro infelizmente o simplismo imperou.

CDs COMENTADOS