THE GOSPEL OF JOHN
Música composta por Jeff Danna, regida por Nicholas Dodd


Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
302 066 530 2
Ano: 2003

Faixas:
1. For God So Loved The World 
2. I Am The Bread Of Life 
3. The Road Through Samaria 
4. Mary Washes Jesus' Feet 
5. Here Comes Your King 
6. Pilate's Dilemma 
7. The Lamb Of God 
8. Jesus And Nicodemus 
9. You Will Not Find Me 
10. The Prayer 
11. Solomon's Porch 
12. One Of You Is A Devil 
13. The Betrayal 
14. What Is Truth? 
15. The Ruler Of This World 
16. Jesus At The Temple 
17. Cast Your Nets 
18. Follow Me

Duração: 52:55
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Ainda estou na metade dos meus quarenta anos, mas em termos de filmes bíblicos vocês podem me chamar de "dinossauro". Quando ouço falar deste gênero de filmes, os títulos que me vêm à cabeça são O Manto Sagrado, Os Dez Mandamentos, Ben Hur e Rei dos Reis, todos eles filmes grandiosos com scores de proporções épicas. Conseqüentemente, relaciono este gênero à música de compositores lendários como Alfred Newman, Miklos Rozsa e Elmer Bernstein. Na temporada de 2003/2004 o gênero ressurgiu com não apenas um, mas dois filmes tendo Jesus Cristo como personagem principal - o polêmico filme de Mel Gibson A Paixão de Cristo e este The Gospel of John, do diretor canadense Philip Saville. O primeiro a chegar às telas da América do Norte foi The Gospel of John, que ao contrário do filme de Gibson evita imagens de violência e centraliza-se nos ensinamentos do Messias. De certo modo esta é uma visão mais contemporânea e moderna de Cristo, e esta abordagem obrigatoriamente refletir-se-ia na música.

A partitura de The Gospel of John foi criada pelo compositor/pianista/guitarrista Jeff Danna, cujos trabalhos para a tela incluem filmes como O, Green Dragon e Kids Stay in the Picture. Uma vez que o filme traz em seu bojo uma perspectiva moderna de Cristo e seus ensinamentos, Danna evitou o tratamento musical clássico dado aos antigos filmes épicos. Coerentemente com seu estilo habitual, o compositor criou um score na maior parte intimista, com acentuada utilização das cordas mas com algum respeito ao período histórico. Danna e o orquestrador/regente Nicholas Dodd fizeram pesquisas intensivas sobre a música e os instrumentos existentes na época de Cristo, e os resultados foram bastante satisfatórios. A partitura foi interpretada pela Orquestra Filarmônica de Londres, aumentada por vários instrumentos da antiga cultura romana, e gravada em uma igreja. A mistura de antigos sons do Oriente-Médio, com uma grande orquestra ocidental, soa por vezes excepcional, para dizer o mínimo.

A abordagem elegante e delicada de Danna é melhor representada pela terna composição em cordas dedicada a Jesus, o tema principal do score. Por outro lado, alguns dos pontos altos do álbum - "Mary Washes Jesus' Feet" and "Follow Me" - apresentam a soprano francesa Esther Lamandier entoando cânticos em aramaico - a língua de Jesus - em proporções operáticas. Além deste lado mais intimista e melódico da trilha, que privilegia harmonias simples mas belas, há alguns elementos fortes e percussivos na música de Danna. Temos um motivo baseado em tambores melhor representado em "Jesus at the Temple" (que também apresenta poderosos metais), "Pilate's Dilemma" e "Betrayal".

Mesmo assim, os momentos mais fortes do score vêm de seus momentos suaves, ternos e por vezes sombrios, que iniciam já na primeira faixa, "For God So Loved The World". Mesmo estando afastado da música dos velhos épicos, o score sem dúvida me soa bíblico, com sua interessante mistura do histórico e do moderno.
The Gospel of John fornece um acompanhamento musical de ricas texturas para a história do início do Cristianismo, e é um grande passo à frente no trabalho de Jeff Danna, que em breve incluirá em seu currículo uma trilha de terror/ação, Resident Evil: Apocalypse.

 

CDs COMENTADOS