Green Dragon
Música composta por Jeff & Mychael Danna


Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
66336
Ano: 2002

16 Faixas:
Duração: 45:21
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Green Dragon é um filme dirigido pelo vietnamita Timothy Linh Bui, que narra a história de refugiados de Saigon que chegam no campo de Pendleton, na Califórnia dos anos 70. Não seria de se espantar caso o filme, nas mãos de compositores menos criativos ou meramente interessados em receber seu cheque, tivesse música oriental pasteurizada ou clichê, nos moldes de tantas trilhas do gênero que já ouvimos. Felizmente, este recente score de Jeff Danna, desta vez em parceria com seu irmão Mychael Danna, revela ser uma delicada e autêntica mistura não apenas de sons, mas também de sentimentos orientais e ocidentais. Mychael já compusera scores de temática étnica, como os "indianos" Kama Sutra e Monsoon Wedding, e essa experiência provou aqui ser valiosa.

Os compositores fizeram uma acurada pesquisa da cultura musical vietnamita, e o resultado é uma partitura que privilegia as cordas, em exuberantes orquestrações que recebem o reforço de instrumentos típicos, interpretados por músicos vietnamitas, além do piano dos dois irmãos. O resultado é exótico e belo, nos moldes de trabalhos como The Year Of Living Dangerously, de Maurice Jarre.  Os temas são claramente estabelecidos e habilmente interpolados. São temas de nostalgia, saudades e tragédia, música criada para espelhar uma história sentimental. O "Main Title" é belo, urgente e dramático, com percussão oriental sublinhando as cordas em crescendo. "Awakening" nos traz a primeira aparição do tema mais recorrente do filme, onde o contraponto entre a instrumentação oriental e a ocidental mais fortemente simboliza as duas culturas.

A partir de "America", notamos uma progressão da ambientação vietnamita da música para harmonias mais típicas do ocidente, provavelmente denotando o maior contato e adaptação dos refugiados com a cultura norte-americana. Em "The Dark Room" surgem vocalizações femininas que, após passarem por um filtro eletrônico, geram um efeito interessante. Ao final, em "Goodbyes", ouvimos pela última vez o tema predominante do filme, e se há algum defeito com a partitura de Green Dragon é que, a essa altura, ela poderá soar sentimental ou delicada em demasia. Mas não tenho dúvidas de que enriquece o filme a que serve; aliás, após ouvir esta música fiquei realmente motivado a assistir o filme - o que, indiscutivelmente, é a maior prova do êxito que os irmãos Danna obtiveram com esta obra.

CDs COMENTADOS