THE GREEN HORNET
Música composta por Billy May. Solos de Al Hirt

Selo:
Max Entertainment
Catálogo:
1001
Ano: 1999

18 Faixas

Duração: 45:50
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Para quem aprecia as trilhas jazz/pop dos anos 60, ou para quem é fã de Bruce Lee, o falecido astro das artes marciais que se consagrou com Operação Dragão, este CD japonês é um achado. Ele contém a reedição do LP da trilha da antiga série de TV The Green Hornet (no Brasil, O Besouro Verde, reprisada há alguns anos pelo canal pago Fox). Na série, ao estilo da sua contemporânea Batman, um milionário (Van Williams) combate o crime disfarçado do herói mascarado Besouro Verde, que para a polícia é um criminoso. Em suas aventuras é auxiliado por seu mordomo chinês, Kato (Bruce Lee).

O tema memorável, bem como o restante da trilha, é do maestro Billy May, que na faixa título utilizou-se do enorme talento (e fôlego) do trompetista Al Hirt. Na realidade, o tema é uma variação jazzística da conhecida peça clássica "Flight of The Bumblebee" (também incluída no CD como bonus track).  O destaque absoluto do álbum é a faixa 12, na qual Hirt demonstra toda a sua perícia no trompete, e sem dúvida é a melhor (e longa) versão do tema. As demais músicas são arranjos especiais de músicas dos scores, em arranjo para jazz band e um balanço que agradaria o personagem Austin Powers (Groovy, Baby!).

Nas faixas bônus, algumas com áudio ou diálogos retirados de filme, foram incluídas músicas relativas a outras participações de Lee em séries de TV (como Batman - episódio com a aparição especial do Besouro Verde e Kato - e Longstreet, onde, no episódio piloto, Lee é o professor de artes marciais e filosofia oriental do protagonista, vivido pelo falecido James Franciscus). Toda a parte gráfica do CD, tanto na embalagem como na serigrafia do disco, busca imitar um pequeno LP, um atrativo que compensa os comentários impressos exclusivamente em japonês.

CDs COMENTADOS