THE HAPPENING
Música composta por James Newton Howard

Selo: Varèse Sarabande
Catálogo:
302 066 901 2
Lançamento: 2008
Faixas

1. Main Titles
2. Evacuating Philadelphia
3. Vice Principal
4. Central Park
5. We Lost Contact
6. You Can’t Just Leave Us Here
7. Rittenhouse Square
8. Five Miles Back
9. Princeton
10. Jess Comforts Elliot
11. My Firearm Is My Friend
12. Abandoned House
13. Shotgun
14. You Eyin’ My Lemon Drink?
15. Mrs. Jones
16. Voices
17. Be With You
18. End Title Suite


Duração: 50:48
Cotação:


Comentário de
Tom Hoover

 
James Newton Howard volta a se reunir com o diretor M. Night Shyamalan em seu mais recente filme, Fim dos Tempos. A trilha sonora oferece 18 faixas de Howard, disponíveis tanto online na iTunes como em lojas que comercializam o CD. Dados os custos envolvidos em comprar em mídia física atualmente, recomendaria fazer o download legal, o que fiz. Uma trilha sonora como esta, ainda que de um compositor proeminente, não é exatamente algo que eu colecionaria. Além disso, a Varèse Sarabande não oferece um encarte que valha o investimento, então o método de compra foi o ideal para mim.

Após ter ouvido pela primeira vez este score, o melhor modo de descrevê-lo é de que se trata de um esforçado trabalho de Howard. Enquanto a maioria de suas colaborações prévias com Shyamalan resultaram em estilos interessantes, esta está mais na linha de O Sexto Sentido, o que significa que é um tipo mais tradicional de trilha de horror. O que a torna melhor que a de O Sexto Sentido, entretanto, é que Fim dos Tempos pode ser o score gótico mais suave que já ouvi, combinando um senso de compaixão humana com um semblante de medo. No final, porém, é o meio termo que prevalece, nos deixando com um resultado indefinido.

The Happening não é o tipo de score que levará seus sentidos em uma direção bem definida por um período de tempo mais longo. Não é assustador ou emocional o suficiente. Em vez disso, ele toca como uma mera conseqüência do que está acontecendo na tela. Há sons de cellos elegantes, underscore sutil e inquietantes intervenções orquestrais por todo o álbum. É efetivo, mas não necessariamente memorável já que nenhum dos seus melhores aspectos são mantidos por tempo suficiente.

A trilha sonora melhora quando Howard deixa as percussões de destacarem, primeiro na faixa 4 e mais tarde, brevemente, no ato final do álbum. São nesses momentos que a ação é percebida e de forma mais crua e impactante, o que é uma ótima reação para um score de horror. Em outras áreas de interesse, o uso que Howard faz de cordas e piano adiciona uma camada de emoção à história, e chega perto de aprofundar o ouvinte dentro da saga. Em suma, há uma profícua tapeçaria musical em uso, mas sua eficácia é provavelmente melhor apreciada enquanto assistimos ao filme - interpretação tosca de Mark Wahlberg à parte.

Minha decepção com The Happening é aparente, já que gostei muito das colaborações Howard/Shyamalan no passado. Independentemente do ritmo deliberado dos filmes do diretor, Howard sempre fora capaz de criar temas e trilhas incidentais únicos e interessantes para cada um deles, principalmente em Sinais e A Vila. Aqui, contudo, ele voltou ao ponto de partida, por assim dizer, com um score tradicional de horror e suspense que é mais rotineiro que original.

Se você gosta dos trabalhos mais serviçais de Howard, irá apreciar o que ele compôs para Fim dos Tempos. Mas se, como eu, esperava por outra criação única e original no mundo da parceria Howard/Shyamalan, então você também ficará um tanto desapontado. Certamente é uma obra caprichada e bem realizada, mas não uma recomendação para a massa de seus fãs.

CDs COMENTADOS