HAPPY FEET
Música composta por John Powell, Vários

Selo: Atlantic/Warner Bros.
Catálogo: 83998
Lançamento: 2006
Faixas

1. The Song Of The Heart (Prince)
2. Hit Me Up (Gia Farrell)
3. Tell Me Something Good (Pink)
4. Somebody To Love (Brittany Murphy)
5. I Wish (Fantasia Barrino, Patti LaBelle, Yolanda Adams)
6. Jump N' Move (The Brand New Heavies, featuring Jamalski)
7. Do It Again (The Wondermints)
8. The Joker/Everything I Own (Jason Mraz, Chrissie Hynde)
9. My Way (A Mi Manera) (Robin Williams)
10. Kiss/Heartbreak Hotel (Nicole Kidman, Hugh Jackman)
11. Boogie Wonderland (Brittany Murphy)
12. Golden Slumbers/The End (K.D. Lang)
13. The Story of Mumble Happy Feet (05:50, score composed by John Powell)

Duração: 47:47
Cotação:


Comentário de
Jorge Saldanha

 

Na altamente bem sucedida onda de animações de longa-metragem em CGI, protagonizadas por bichinhos fofos e bonitinhos, em novembro de 2006 chegou a vez de Happy Feet: O Pingüim levar milhares de espectadores de todo o mundo aos cinemas. Nos E.U.A. o pingüim dançante conseguiu a façanha de derrotar a aventura de James Bond Casino Royale nas bilheterias - apenas no seu fim de semana de estréia, a produção da Warner Bros. dirigida por George Miller arrecadou U$ 42.3 milhões, dando início a uma lucrativa temporada de final de ano.

Como o aclamado documentário A Marcha dos Pingüins, Happy Feet se passa na gelada Antártica, no reino dos
pingüins Imperadores, e traz as vozes dos astros Robin Williams, Brittany Murphy, Elijah Wood, Hugh Jackman e Nicole Kidman. O personagem principal, Mumble, é um pingüim que nasceu sem a habilidade de cantar a canção de acasalamento para atrair uma fêmea, e portanto ele aprende a se expressar de uma maneira diferente: sapateando!

Com você pode imaginar, música e dança têm um papel muito importante na vida de Mumble, e por conseqüência na história do filme. O prolífico compositor de cinema John Powell foi contratado para criar arranjos para as canções ouvidas no filme e no álbum da trilha sonora, cantadas pelo elenco e por vários artistas pop. Powell arranjou as canções de Robin Williams, Hugh Jackman e Nicole Kidman, bem como as de Pink, Yolanda Adams, Fantasia e Patti LaBelle.

O gosto de Powell por instrumentação incomum, combinado com sua experiência em diversos estilos musicais, fizeram dele a escolha perfeita para o projeto. Ele passou longos quatro anos compondo, arranjando e atuando como diretor e produtor musical para Happy Feet. Chegou a viajar quatro vezes para a Austrália para gravar com alguns dos intérpretes, uma orquestra completa e um coral de 600 vozes. Ele também gravou várias sessões em Los Angeles com os astros do filme, além de viajar para San Francisco para ravar com Robin Williams.

Este álbum traz 12 canções e apenas uma score track de Powell, mas felizmente um CD apenas com sua trilha original foi lançado em dezembro pela Atlantic Records. A montagem do underscore aqui presente, "The Story of Mumble Happy Feet", resume muito bem os talentos do compositor: inicialmente gentil e alegre, em breve a música se desenvolve numa arrebatadora, rápida e maravilhosa peça repleta de samba e ritmos latinos. A interpretação, com orquestra, vozes e percussão, é excepcional.

Em menos de 10 anos, Powell estabeleceu-se como um compositor respeitado, já tendo quase 50 filmes em seu currículo. Ele demonstrou sua queda por melodias, camadas e texturas sonoras em praticamente todos os gêneros, da ação (Mr. and Mrs. Smith, The Bourne Identity) até a comédia (Shrek, Robots). Além de Happy Feet, em 2006 Powell trabalhou em projetos variados que incluíram a grande e poderosa partitura orquestral de X-Men: The Last Stand, o score ambiental para United 93 e a música eclética de Ice Age: The Meltdown.

Entre os próximos projetos de John Powell estão a animação Horton Hears a Who para a Fox/Bluesky Studios, e o próximo capítulo da série "Bourne", The Bourne Ultimatum. Vários de seus scores foram apresentados no concerto especial do World Soundtrack Awards, ocorido na Bélgica em outubro de 2006.

CDs COMENTADOS