HERCULES (DISNEY)
Música composta por Alan Menken,  regida por Michael Kosarin
Selo: Walt Disney Records
Catálogo:
60864-2
Lançamento: 1997

Faixas


1. Long Ago...
2. The Gospel Truth I / Main Titles
3. The Gospel Truth II
4. The Gospel Truth III
5. Go the Distance
6. Oh Mighty Zeus
7. Go the Distance (Reprise)
8. One Last Hope
9. Zero to Hero
10. I Won't Say (I'm in Love)
11. A Star Is Born
12. Go the Distance
13. The Big Olive
14. The Prophecy
15. Destruction of the Agora
16. Phil's Island
17. Rodeo
18. Speak of the Devil
19. The Hydra Battle
20. Meg's Garden
21. Hercules' Villa
22. All Time Chump
23. Cutting the Thread
24. A True Hero / A Star Is Born


Duração: 47:52
Cotação:


Comentário de
Cesar Ehmann

 

Alan Menken nasceu em Nova Iorque em 1949, e cedo despertou cedo seu interesse pela música, estudando piano e violino. Começou a sua carreira como compositor escrevendo canções e produzindo jingles comerciais. Em seguida se apaixonou pelo teatro e pelos musicais da Broadway, mostrando muito talento e tornando-se, em poucos anos, um especialista no assunto. Ao longo de seus 30 anos de carreira, teve a colaboração de renomados letristas incluindo Howard Ashman (1950-1991), Tim Rice e Stephen Schwartz.

Com Ashman, depois de A Pequena Loja dos Horrores, seu primeiro musical na Broadway de sucesso, trabalhou em filmes da Walt Disney como A Pequena Sereia e A Bela e a Fera. Com a trilha de A Pequena Sereia, lançada em 1989, juntos ganharam os mais importantes prêmios do ano, simplesmente dois Oscars, dois Globos de Ouro e dois Grammys. Em parceria com Tim Rice, trabalhou em Aladdin e,  junto com Stephen Schwartz, fez a trilha sonora de Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame, todos filmes da Disney.

Apesar de ser conhecido por muitas produções da Disney, Menken somente realizou cerca de 20 trilhas sonoras, número considerado baixo se comparado a outros compositores de cinema. Mesmo com poucos filmes, possui uma carreira e uma coleção invejável de premiações, tendo ganhado oito Oscars no total, sendo quatro como melhor score e quatro como melhor canção.

Hércules, o 35º filme de longa-metragem de animação da Disney, foi dirigido por Ron Clements e John Musker, e lançado em 1997. É considerado o primeiro filme de animação da Disney a se inspirar na mitologia grega ao invés dos antigos contos de fadas, tendo em seu roteiro a história de um dos mais célebres heróis da mitologia. Na versão da Disney, filho dos Deuses gregos Zeus e Hera, Hércules, ao nascer, ganha um cavalo com asas chamado Pégasus. Quando criança perde sua imortalidade deixando de ser um Deus e, para recuperá-la já adulto, precisa provar ser um verdadeiro herói. Para isso enfrentará muitos perigos incluindo diversos monstros e o poderoso Deus Hades. Para compor a trilha sonora de Hércules, Menken novamente teve um parceiro para as letras das canções, mas dessa vez foi David Zippel. Contou ainda com a colaboração de antigos parceiros como Danny Troob, Michael Starobin e Michael Kosarin, todos arranjadores e orquestradores de musicais da Broadway.

O CD da trilha sonora contém 24 faixas no total, sendo dividido praticamente meio a meio, entre canções e música instrumental. Abrindo o CD com chave de ouro, a faixa 1 começa como uma espécie de prólogo, onde temos a participação do lendário ator norte-americano Charlton Heston fazendo uma incrível narração. Em seguida temos a melodia de "The Gospel Truth" em três arranjos diferentes nas faixas 2, 3 e 4 muito bem interpretados em estilo vocal gospel. Nas faixas 5 e 7, ouvimos a canção "Go the Distance", que se repete na faixa 12, dessa vez em versão "Hit"  interpretada brilhantemente por Michael Bolton. Para isso, foi chamado o produtor Walter Afanasieff, responsável pelo sucesso de diversos artistas pop, como Celine Dion e Mariah Carey.

Mesmo sendo a faixa comercial do CD, "Go the Distance" é uma canção muito bem estruturada, com um rico material temático que serviu de base para o desenvolvimento de dezenas de variações ouvidas ao longo do score, como por exemplo a faixa 6 "Oh Mighty Zeus". Finalizando a parte das canções, temos “One Last Hope”, “I Won't Say ( I'm in Love)” e “A Star is Born", faixas 8,  10 e 11 respectivamente, e “Zero to Hero” faixa 09, que reaparece em arranjo instrumental na faixa 21 “Hercules' Villa”.

As demais faixas do CD são instrumentais, onde em quase todas é utilizada a técnica de composição mickeymousing, praticamente obrigatória em desenhos animados, que foi desenvolvida por Scott Bradley, compositor responsável por grande parte das músicas de Tom and Jerry. Destaque para as faixas 14 "The Prophecy", 16 "Phil's Island" e 24 "A True Hero", que criam um clima de mistério e fantasia, principalmente pela utilização de um grande coral e, em determinadas partes, de um cravo. As belas melodias românticas aparecem nas curtas faixas 20 "Meg's Garden" e 22 "All Time Thread", que nos traz na memória famosos temas escritos por John Barry. A música mais tensa do score fica por conta da faixa 19 "The Hydra Battle", que utiliza muita percussão, clusters, muita dissonância e algumas passagens atonais muito interessantes.

CDs COMENTADOS