INDEPENDENCE DAY
Música composta por David Arnold

Selo:
RCA
Catálogo:
68564
Ano: 1996

Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Seguindo os passos do próprio filme, que foi o recordista de bilheteria de 96, o CD com a trilha original de Independence Day ocupou por várias semanas o topo da lista dos discos clássicos mais vendidos. O jovem compositor David Arnold, que já havia trabalhado para o diretor Roland Emmerich em StarGate, deu a este épico, mistura de ficção científica e disaster-movie, um toque final de grandiosidade.

John Williams não faria melhor: em faixas como "The Darkest Day" a música é ameaçadora, como a própria presença das gigantescas naves alienígenas. Em outras, como "Base Attack", a furiosa orquestração nos coloca no meio das cenas de destruição e combate aéreo. O disco encerra com a longa "End Titles" (9
:08 min.), uma verdadeira celebração à vitória onde todo o poder da música de Arnold nos atinge. Contudo, o CD da RCA não contém parcela significativa do score, já que foi lançado antes que o compositor concluísse as gravações (fato que, posteriormente, se repetiria com o CD original de Tomorrow Never Dies).

Foi uma decisão discutível da gravadora, que para garantir que o álbum estivesse nas lojas pelo menos um mês antes do lançamento do filme, abriu mão de uma versão mais completa do trabalho. Mesmo assim,  Independence Day sagrou-se como a melhor nova trilha de 96, e foi o atestado de que David Arnold chegara realmente para ficar.

CDs COMENTADOS