THE INVASION
Música composta por John Ottman

Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 837 2
Lançamento: 2007
Faixas

Life Goes On/Dance of the Cells
Escape with Ollie/Basement
All Aboard
Mid-Transformation
Subway/Blending In
Census Taker/Search on a Whim
Carol and Ben Plot
Warning Wendy/Taster’s Choice
Hit and Sit/Dropping off Ollie
Under the Microscope/Call for Help
Trick or Treat/Bad Boy
Family Bliss/It’s a Pickle
Carol’s Wild Ride
I Need You/I Already Slept
Falling Asleep/We Touched It
Wake Up!/A Better World?

Final Escape

Duração: 48:56
Cotação:


Comentário de
Iordan Stoitchkov

 

Evidentemente Nicole Kidman gosta de protagonizar filmes de suspense, tanto que já participou de vários. Invasores ( The Invasion, 2007), nova refilmagem do clássico de ficção científica Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), é mais um deles e nesta oportunidade Kidman está acompanhada por Daniel "novo Bond" Craig. No entanto, a película não repetiu nas bilheterias o mesmo êxito das anteriores deste tipo, das quais participou.

Ouvindo a música de The Invasion se poderia dizer que o compositor John Ottman volta às suas origens. Nem bem começa a rodar o CD no reprodutor, notamos claramente notas que conhecemos de anos atrás e de trabalhos saídos dos primeiros dias de Ottman. Claro que, como já afirmado várias vezes pelo próprio compositor, criar música na grande escala de Superman Returns e de Fantastic Four é algo interessante, mas ao final também é muito cansativo.

Não obstante, para Ottman, fazer música para filmes de suspense do tipo de The Invasion é algo reconfortante, levando em conta sua vasta experiência no gênero, que abrange trabalhos como Incognito, Trapped ou Cruel Intentions. O tema principal de The Invasion (se é que podemos considerá-lo assim) é uma melodia serpenteante, que na realidade serve para acompanhar os créditos principais que aparecem sobre imagens vistas por um microscópio. No álbum ela recebe o título "Dance of the Cells" e nela, com a interpretação da Hollywood Studio Symphony, John Ottman introduz efeitos eletrônicos que ajudam muito a estabelecer a atmosfera do filme.

"All Aboard" é um interessante motivo de suspense. Aqui aparecem notas etéreas empregadas em um estilo "pseudo–Elfmaniano" (incluindo o coralzinho feminino), que Ottman utilizava eventualmente no início de sua carreira. Na faixa "Subway / Blending In" Ottman entra no terreno da ação, mas de forma atonal. Crescendos de cordas e metais se mesclam numa espécie de "caos orquestral" que deve ser francamente efetivo na sala de exibição, mas que nos auto-falantes da sua casa torna-se, principalmente, ruidoso.

Igual estilo de composição é empregado por Ottman na faixa intitulada "Mid-Transformation", para transmitir um aspecto mais de ansiedade e mistério do que de ação. "Carol's Wild Ride" é o típico tema para uma perseguição, que poderia muito bem fazer parte de qualquer thriller contemporâneo. O que caracteriza este tipo de tema são suas bases rítmicas de cordas e algumas notas acentuadas de metais, mas principalmente muita percussão eletrônica.

A mesma fórmula descrita acima se repete na faixa "Final Escape", que encerra um álbum que nos deixa sem os tão necessários créditos finais, que lhe teriam dado uma conclusão mais satisfatória. O resto da trilha sonora de The Invasion fica entre o suspense e o terror, mas suas melodias de fundo não dizem muito, nem tampouco nos deixam alguma recordação importante ao final de sua audição.

CDs COMENTADOS