Kyoju Tokuso Juspion - Original Soundtrack (animex 1200)
Música composta por Michiaki Watanabe

Selo: Sony Music
Catálogo: COCC-72048
Lançamento: 2004
Faixas

1. I'm Juspion*
2. Demon Hunter
3. Metaltec Suit
4. Galaxy Bible
5. Roaming
6. The Enemy
7. Desperate War
8. Change for Daileon
9. Dreamers
10. A Wolf In Space Juspion*
*Versão em inglês, interpretada por Henry

Duração: 46:00
Cotação:


Comentário de
Ricardo RASS

 

Em suas trilhas sonoras da década de 70 e começo de 80, o compositor Michiaki Watanabe parecia se inspirar em duas vertentes: a primeira, a disco music - estilo musical pop predominante na época, com temas sem destaque e que não derivam de temas centrais, com características de underscore; e a segunda, um estilo jazzístico, geralmente indicando situações tensas.

Em Jaspion o compositor seguiu por outro caminho um pouco diferente, não sobrecarregando a trilha com composições de inspiração disco e apenas criou algumas passagens com arranjos jazzísticos, ressaltando o ambiente urbano na trama, nos remetendo às trilhas de Gavan (1982) e Sharivan (1983). Watanabe desenvolveu de forma mais elaborada composições que apareceram apenas como alguns acordes nas trilhas de Shaider e Sharivan. A percussão acústica destacou-se, apesar da bateria sintetizada cruzar os canais estéreo a todo momento em alguns temas, o que até então era incomum a este compositor. De forma geral, a trilha é mais dinâmica, vigorosa e fanfárrica, portanto menos subjetiva em relação às suas precedentes.

Este álbum faz parte da série de relançamentos no Japão intitulado Animex 1200, em edição limitada a 5000 cópias ao preço de 1200 ienes (US$ 11) cada. São títulos há muito tempo esgotados e raros, com capa revisada e nova remasterização, sendo eles trilhas sonoras de séries e desenhos animados japoneses. O CD incluiu apenas gravações em estéreo, deixando de fora 20 minutos do score lançados apenas em coletâneas do gênero, e em som mono.

As canções, com exceção do tema de abertura e de encerramento na versão em inglês, não foram incluídas. As canções do Daileon e Kyoju Tati Yo interpretadas por Akira Kushida e Space Minstrels respectivamente, além do tema de abertura e de encerramento original em japonês, deveriam ter sido acrescentados pelo fato de serem temas chave de grande destaque na série. Uma compilação de todos os temas produziria um álbum duplo.

A qualidade de áudio desta edição é superior em relação às mesmas faixas anteriormente editadas em 1997 na coletânea
TOEI Metal Hero Battle Music Collection. A capa sem livreto traz alguns comentários em japonês sobre a edição e a informação sobre outros álbuns do gênero também relançados.

Leia mais sobre a trilha sonora de Jaspion AQUI, e
ouça amostras de suas músicas AQUI.

CDs COMENTADOS