JENNIFER 8
Música de Christopher Young, interpretada pela Skywalker Symphony Orchestra, sob a regência de William Ross

Selo:
Milan Records
Catálogo:
12667-2
Ano: 1992

Cotação:

Comentário de
Miguel Andrade

 

Young contribui com uma competente partitura para mais um filme de suspense, que, à falta de outra coisa tem um tema de abertura memorável. O "Main Title" possui a mesma qualidade hipnótica de Vertigo, de Herrmann, e o arranjo para cordas e metais (notavelmente o uso de trompa) remete-nos para o John Williams de Presumed Innocent. A partitura gira à volta deste tema principal que é apresentado quase sempre pelo piano, com algumas breves aparições na harpa, e uma derivação sua chega a ser ouvida no violoncelo solo em "Malice Aforethought" (faixa 13). Muitas  variações sobre o tema são ouvidas no decurso da audição do álbum, que sugerem climas sempre algo fechados e assustadores, e que sugerem uma ação mais calma por parte dos protagonistas (ou pelo menos mais calculada).

Existem solos proeminentes para violoncelo, ouvido pela primeira vez na segunda faixa, "Retrograde". Em geral estes, embora não derivativos do tema principal, aparecem-lhe associados. Este tema secundário para o violoncelo é mais aprofundado em "Palmist" (faixa 11). Material adicional surge, para o que serão provavelmente cenas com mais ação, em "Talking Elevator" e "Black Winter" (realizada em sintetizadores), e em seqüências mais atmosféricas em "Still Life" e "Brain Vanish". Mas este novo material somente aparece nas referidas faixas, não chegando a ser desenvolvido. Toda a partitura é encapsulada em espírito e conteúdo pelo "Main Title" , que só é ouvido em sua forma completa no início e ao final (sendo a versão da última faixa, "I Remember Red", um pouco mais otimista).

Adicionalmente foram incluídas duas faixas de música clássica usadas no filme, que muito embora não incomodem, também não acrescentam nada. No final temos uma partitura largamente atmosférica, cujo tema principal nos assombrará logo após a primeira audição, mas que por pouco mais conseguirá ser recordada.

CDs COMENTADOS