THE KID STAYS IN THE PICTURE
Música composta  por Jeff Danna

Selo:
Milan
Catálogo:
35998-2
Ano: 2002

25 Faixas

Duração: 69:00
Cotação:


Comentário de
Mariano J. Sister
 

Com este novo trabalho, o compositor Jeff Danna segue dentro da notável veia melódica que pudemos apreciar também em sua partitura para O, desta vez deparando-nos com um festival de variedade e qualidade criativa transbordantes. The Kid Stays in the Picture é um documentário que gira em torno da figura do megalomaníaco produtor Robert Evans, o homem por trás de títulos como O Poderoso Chefão, Chinatown e O Bebê de Rosemary, apenas para citar alguns. Oscilando entre a comédia e o drama, o filme passa em revista alguns episódios da vida de Evans (que atua na produção como roteirista e narrador), desde seu passado como obscuro vendedor de roupas, seu encontro casual com a mítica atriz Gloria Swanson (que o confundiria com o espírito de seu falecido marido), sua fugaz experiência como ator, quando encarnou um toureiro em The Sun Also Rises, seu famoso matrimônio com a atriz Ali McGraw (que o trocaria mais tarde pelo astro Steve McQueen), seus flertes com as drogas e até mesmo alguns problemas com a máfia, derivados da filmagem de O Poderoso Chefão.

Indubitavelmente, a rocambolesca figura de Evans motivou Jeff Danna a criar um trabalho que lhe permitiu desenvolver uma grande diversidade de estilos, agrupados com uma paleta orquestral muito colorida que inclui ukelelê, acordeão, mandolins, celesta, dançarinos flamengos e outras extravagâncias. Em “Pack Your Bags” aparece o tema central executado sobre um conjunto de cordas, no qual se faz presente uma nostálgica melodia que retrata Evans e que ao longo do disco irá tomando forma, como na emotiva “The Luckiest Man”, a misteriosa “The Detective” ou a arrebatadoramente bela “Ali Comes To Hollywood”. E quando achamos já ter ouvido tudo, Danna volta a superar-se com novas soluções orquestrais, como as que se encontram na cálida homenagem ao maestro Nino Rota - a evocativa “Old Hollywood” - e também a Irving Berling.

Alguns dos aspectos cômicos que narra o filme estão contemplados nessas passagens circenses, como em “Polanski/Rosemary´s Baby” ou “Jews Not Italians”, junto a influências da música italiana em “The Picture Stinks”, ou da vibrante dança espanhola em “The Sun Also Rises”, demonstrando o amplo espectro musical do compositor. O disco se completa com um punhado de canções do final dos anos 60, a cargo de artistas como Michel Legrand, Elton John, Chico O´Farrell, Steely Dan e uma outra homenagem a Rota, mas desta vez a cargo do guitarrista Slash, ex-integrante da famosa banda GunsN´Roses. Seguindo-se à música adicional para Spider Man (à sombra de Danny Elfman), Jeff Danna, com trabalhos tão notáveis como The Kid Stays in The Picture, vem sabendo ocupar seu lugar na indústria e muito em breve poderemos escutá-lo em projetos mais ambiciosos.

CDs COMENTADOS