THE LAST CASTLE
Música composta e regida por Jerry Goldsmith. Orquestrações: Mark McKenzie. Solos de Trumpete: Malcolm McNab


Selo: Decca
Catálogo:
440 016 193-2
Ano: 2001

13 Faixas

Duração: 42:59
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Há certos compositores cujos novos trabalhos são aguardados ansiosamente pelos fãs - Jerry Goldsmith é um dos maiores exemplos. E talvez seja por isso que seus trabalhos mais recentes tenham sido considerados decepcionantes. Mas verdade seja dita, mesmo quando não está em seus momentos mais inspirados, Jerry normalmente cria alguns bons momentos musicais que demonstram ser ele um mestre em seu ofício. The Last Castle pode não empolgar na primeira audição, mas como em Along Came A Spider, seu trabalho anterior para um filme de suspense, há o suficiente para agradar, desde que a primeira audição seja feita com uma expectativa apenas mediana. Como de praxe, Goldsmith compôs algumas faixas de ação e tensão muito boas ("Hold Them"), mas em sua maior parte este score é sutil.

Poucas construções de suspense possuem uma resolução satisfatória, apenas na faixa 10, "Taking Command", a música evolui para uma peça de ação percussiva. "Taking Command" é similar a "The Hijacking" de Air Force One, com frases de violinos em cascata, tambores de corda e sons eletrônicos que são marcas registradas do compositor. Em termos de estilo, há referências a scores como U.S. Marshalls, Star Trek Insurrection ou mesmo Along Came A Spider, onde a tensão é marcada em sintetizadores (e piano em tons graves). Nos comentários do CD, o diretor do filme, Rod Lurie, disse que a primeira versão de Goldsmith para o filme, apenas em sintetizadores, o fez chorar, e muito se comentou sobre o tema desta trilha. Entretanto Goldsmith já compôs temas melhores no estilo (como The Edge), mais patrióticos ou simplesmente emocionais (Rudy, que Lurie utilizou como trilha temporária de seu filme anterior, The Contender).

Também os mais atentos perceberão que o trompete solo de The Last Castle remete diretamente à partitura de Rambo III... Entre os bons momentos musicais que não são de ação, temos "Irwin Arrives" e "The Rock Pile", mas dentre eles, o exemplo mais contundente é "The Flag", o núcleo emocional do álbum. A faixa "September 11, 2001 - Theme from The Last Castle" é uma tentativa de ligar os trágicos atentados daquele dia com o filme, resultando na melhor interpretação do tema de Goldsmith, em metais. Completam o CD duas faixas que não são de Goldsmith, de pouco valor para o Scoretracker.

CDs COMENTADOS