THE LAST OF THE MOHICANS (REGRAVAÇÃO)
Música composta por Trevor Jones e Randy Edelman, regida por Joel McNeely


Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo:
6616
Ano: 2000

14 Faixas

Duração: 45:28
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

O Último dos Moicanos (1992), de Michael Mann, é a mais recente adaptação deste clássico da literatura americana, e quando de seu lançamento, foi visto com reservas por parte da crítica especializada. Ocorre que este é o tipo de filme que o público acaba por consagrar, e neste caso, o maior responsável foi o sexo feminino. E é fácil descobrir porque: esta versão reforça o lado romântico das aventuras do batedor branco criado por índios, Hawk Eye (Daniel Day-Lewis), fazendo de seu romance com a bela filha de um general inglês (Madeleine Stowe), o ponto central da narrativa, com o complemento de belas paisagens e uma emotiva trilha sonora.

Hoje, tanto o filme como o score são muito populares, e o álbum original já vendeu mais de 2 milhões de cópias. Esta edição coincide com o lançamento em DVD, nos EUA, da versão do diretor, e a Varèse Sarabande providenciou uma caprichada regravação digital contendo faixas adicionais, interpretadas pela Royal Scottish National Orchestra, regida por Joel McNeely. Trevor Jones compôs o material principal, e Randy Edelman foi contratado pelo estúdio para complementar a trilha. Mas o fato é que a música de Jones faz toda a diferença, e tal fato ficava patente no CD original, onde as faixas foram separadas por compositor.

Nesta regravação, o efeito é minimizado, já que as faixas (muitas com títulos diferentes) são apresentadas na ordem de utilização do filme, e a performance da orquestra é mais uniforme. No entanto, há consideráveis diferenças de interpretação, o que poderá desagradar aos que apreciam a música como ela é ouvida no filme. A diferença na interpretação de McNeely torna-se óbvia já no "Main Title", onde a percussão da parte introdutória soa mais épica. Relevante também é a ausência da faixa vocal new age do grupo Clannad, além de um par de faixas de Edelman.

CDs COMENTADOS