YOU ONLY LIVE TWICE
Música composta e regida por John Barry


Selo: EMI/Capitol
Catálogo:
72435-41418-2-9
Ano: 2003

Faixas:
1. You Only Live Twice (Title Song) - Nancy Sinatra 
2. Capsule In Space
3. Fight At Kobe Dock - Helga 
4. Tanaka's World 
5. A Drop In The Ocean 
6. The Death Of Aki 
7. Mountains And Sunsets 
8. The Wedding 
9. James Bond - Astronaut? 
10. Countdown For Blofeld 
11. Bond Averts World War Three 
12. You Only Live Twice (End Title) - Nancy Sinatra 
13. James Bond In Japan 
14. Aki, Tiger And Osato 
15. Little Nellie 
16. Soviet Capsule 
17. Spectre And Village 
18. James Bond - Ninja 
19. Twice Is The Only Way To Live 
Duração: 72:44

Cotação:


Comentário de
Hugo Moya Arancibia

 

Com 007 só se Vive Duas Vezes é um dos filmes menos conhecidos de James Bond, e por conseqüência também os elementos que o compõem. Uma vez que o filme está totalmente ambientado no Japão, John Barry teve de considerar a possibilidade de renunciar parcialmente ao estilo musical de Bond (mas que de todo modo foi mantido em várias seqüências, particularmente nas de ação) para dar lugar a música de inspiração mais étnica. A primeira mudança é notada na canção principal “You Only Live Twice”. Esta, diferentemente de suas duas antecessoras, é uma bonita balada romântica com claras tintas orientais, belamente interpretada por Nancy Sinatra. Na minha opinião, esta é uma das mais belas canções compostas para Bond, e Sinatra disputa o primeiro lugar entre todos os intérpretes que participaram da série. Esta canção, composta por John Barry e Leslie Bricusse, serve de inspiração para vários temas instrumentais utilizados para musicar seqüências do filme. Adicionalmente, Barry compôs uma série de peças de óbvia tendência oriental, de modo a ser consistente com o desenvolvimento dramático da história e com suas locações. Para todas as cenas de ação, a música irrompe no mais puro estilo Bond, destacando entre elas “Fight at Kobe Dock” e “A Drop in the Ocean”. Além do mais, neste filme Barry incluiu um de seus temas mais celebrados - “Capsule in Space”, também conhecido como “Space March”, que posteriormente serviu de inspiração para músicas similares em Os Diamantes são Eternos e Moonraker.

O “Tema de James Bond” foi usado escassamente durante o filme. Isto fica bem demonstrado na edição original da trilha sonora, que não possui nenhuma faixa que contenha o tema de forma destacada, à exceção de referências de escassos segundos em um par delas. Barry, como os outros compositores que colaboraram na série, normalmente insere o “Tema de James Bond” em suas composições, porém aqui ele optou, na única cena em que ele é utilizado com destaque (a perseguição aérea à “Little Nellie”), pelo tema original feito para Dr. No - sem agregar-lhe qualquer modificação. Do mesmo modo que em Thunderball, existem duas versões da seqüência de créditos finais. Uma delas é a versão instrumental da canção principal, e a outra a versão interpretada por Nancy Sinatra. O disco original de You Only Live Twice era bastante breve, o que fazia presumir que muito da música utilizada no filme não fora incluída. Esta situação foi parcialmente remediada há algum tempo, com o resgate de um par de composições (“Bond’s Funeral / The Human Torpedo”) no álbum “Bond Back In Action”. Grande parte das falhas da edição original desta trilha foram absolutamente resolvidas com este relançamento da EMI, que inclui a quase totalidade da musica utilizada no filme. Segue a relação das bonus tracks:

1. James Bond In Japan 
2. Aki, Tiger And Osato 
3. Little Nellie 
4. Soviet Capsule 
5. Spectre And Village 
6. James Bond-Ninja 
7. Twice Is The Only Way To Live 

Várias delas, como nas outras edições expandidas da série, também foram organizadas em forma de suítes, e por isso, em alguns casos, os segmentos incluídos em cada uma não são muito coerentes. Grande quantidade desta música adicional é encontrada na suíte “James Bond In Japan”, que inclui vários segmentos arranjados com motivações orientais. Particularmente destacados são os  arranjos orientais de segmentos do Tema de James Bond. Do mesmo modo, ouvimos mais trechos que utilizam partes do Tema de James Bond, ainda que não sejam muitos, como em geral ocorreu na película. As suítes também contém reprises de temas já conhecidos. Outra novidade desta edição é a modificação da faixa original “A Drop In The Ocean”, que agora contém um  preâmbulo baseado no Tema de James Bond, como efetivamente se escuta no filme. Em resumo, uma interessante adição para a sua coleção, ainda que não possua a mesma transcendência ou força de sua antecessora (Thunderball).

CDs COMENTADOS