LA MALA EDUCACION
Música composta por Alberto Iglesias


Selo:
Sony Music
Catálogo:
9-516313
Ano: 2004

Faixas:
1. Titulos De Cabecera 
2. Cine Olimpo 
3. Kyrie
4. Viaje A Galicia
5. Noche Oscura
6. Cuore Matto
7. Plegaria Atendida
8. Por Mi Grandisima Culpa
9. Los Cocodrilos Hambrientos
10. Carta Del Mas Alla (Homage To Elgar)
11. La Piscina
12. Escena Familiar
13. Moon River
14. Foulard De Seda
15. Quizas, Quizas, Quizas-Sara Montiel
16. Noir
17. Juan Y El Sr. Berenguer
18. El Cine Como Espejo
19. Saxo + Cuarteto
20. Puerta Final
21. Exotica
22. Maniqui Parisien-Sara Montiel
23. Plato
24. Adagietto
25. Jardinero
26. Valsetto

Cotação:


Comentário de
Mariano J. Sister

 

Em seu filme mais recente, o realizador espanhol Pedro Almodóvar, regressa ao universo temático que encontramos na primeira parte de sua filmografía. Tanto LA LEY DEL DESEO como LABERINTO DE PASIONES dividem com LA MALA EDUCACION uma história de amor homossexual, dotada de várias referências autobiográficas, como a descrição de seus primeiros anos em uma escola de tradição religiosa - que marcam a fogo a personalidade do diretor- unida a um certo olhar inquisitivo sobre estas instituições e o retrato da geração pós-franquista, que propiciará o nascimento do movimento underground madrilenho no início dos anos 80. Também há neste filme uma conjunção de distintos gêneros cinematográficos, que oscilam entre o melodrama e o policial, apoiados em uma complexa trama argumental, revestida com a aura dos filmes noir dos anos 40, tendo como referências diretas OUT OF THE PAST (de Jacques Tourner) e QUE EL CIELO LA JUZGUE (de John M. Stahl).

Desde a sua primeira colaboração com LA FLOR DE MI SECRETO, Alberto Iglesias, esteve presente em cada nova realização de Almodóvar, sendo o responsável pela atmosfera de sofisticação e mistério que envolveu cada nova proposta. Em LA MALA EDUCACION Iglesias cultiva, uma vez mais, um refinado estilo romântico, junto à cuidada escritura melódica que o caracteriza, com claras referências ao trabalho de Bernard Herrmann. O resultado é uma partitura intensa, enigmática, sombria e misteriosa, percorrida por um clima de grande dramaticidade que se une com perfeição com cada uma das imagens criadas pelo diretor. No início do CD fanfarras irrompem de maneira trágica, para logo dar espaço à seção de cordas, que executadas em escala ascendente, ilustram a atmosfera de perseguição e crime, presente nos créditos de abertura, obtendo um permanente vai e vem orquestral.

A faixa seguinte, “Cine Olimpo”, é uma peça pausada e introspectiva, que acompanha uma série de flashbacks de seu protagonista, leit-motiv que será alvo de um novo tratamento em “Los Cocodrilos Hambrientos”. Destaco a presença do saxofone na sensual e sugestiva “Plegaria Atendida”, a inquietante “Carta del Mas Allá”, e não devemos esquecer o coral infantil de “Kyrie”, que eleva a partitura a um nível de grande qualidade litúrgica. Quando o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi para TODO SOBRE MI MADRE,convertendo-o no melhor filme de língua espanhola, o compositor espanhol conseguiu dar seu salto internacional, feito que atraiu sobre ele a atenção de Hollywood. Enquanto esperamos que ele encontre um título que lhe apeteça para compor sua primeira partitura em solo norte-americano, podemos desfrutar este MALA EDUCACIÓN, que deixa claro que Alberto Iglesias atravessa uma etapa de grande maturidade criativa.

 

 

 

 

 

CDs COMENTADOS