MOVIE MASTERPIECES
Música composta por
Ennio Morricone

Selo:
BMG / RCA
Catálogo:
82876 5693 2
Ano: 2004

Faixas:
1. Mission 
2. Deborah's Theme 
3. Untouchables (End Title) 
4. Chi Mai 
5. Gabriel's Oboe 
6. Cinema Paradiso 
7. Per Un Pugno Di Dollari - Titoli 
8. Good, The Bad & The Ugly 
9. Per Un Pugno Di Dollari - Tema 
10. Il Vizio Di Uccidere 
11. C'era Una Volta Il West-Titoli De Testa 
12. Once Upon A Time In America 
13. Metello - 4th Version - Titoli Finali 
14. Theme To 1900 
15. Resa Del Conti 
16. Per Qualche Dollaro In Piu - Titoli 
17. L'uomo Dell'armonica 
18. Da Uomo A Uomo 
19. The Sicilian Clan 
20. Frantic 
21. Secret Of The Sahara 
22. Ballata Di Sacco E Vanzetti (Second Parte) 

Duração: 73:32
Duração: 45:21
Cotação:


Comentário de
J
orge Saldanha

 

Nunca gostei muito de coletâneas de trilhas sonoras, mesmo quando elas são dedicadas a scores de um único compositor. O problema maior que eu vejo são os critérios para a inclusão - ou não - de determinados trabalhos ou composições. Via de regra o resultado reflete muito o gosto pessoal do responsável pela compilação, e dificilmente agradará a quem já conhece a obra do compositor. Em se tratando de Ennio Morricone, então, a coisa fica ainda mais complicada, uma vez que ele é um dos mais prolíficos e influentes compositores da história do cinema, com mais de quinhentos scores em sua carreira de mais de quarenta anos (inacreditavelmente, nesse tempo todo ele foi indicado apenas cinco vezes ao Oscar, e nunca conquistou o prêmio). Desta maneira, é virtualmente impossível colocar, apenas em um disco, o melhor de sua produção.

Apesar da ampla variedade de seus trabalhos, Morricone ficou marcado por sua associação com o diretor Sergio Leone e a famosa série de spaghetti westerns que iniciou com A Fistful Of Dollars, em 1964. Para comemorar o quadragésimo aniversário desta antológica trilha sonora, a gravadora BMG relançou as trilhas sonoras da trilogia estrelada por Clint Eastwood, além da de Once Upon A Time In The West. Infelizmente nenhum destes novos CDs foi lançado comercialmente no Brasil, à exceção desta coletânea que os acompanhou, Movie Masterpieces, que celebra as quatro décadas de carreira de Morricone. A seleção de 22 faixas inclui alguns dos temas mais conhecidos do compositor, do período de 1964 a 2003, além de material que poderá ser novo até mesmo para alguns de seus fãs. E aqui reside um dos pontos fortes da compilação: diante da impossibilidade de efetivamente representar tudo o que de melhor ele compôs, juntamente com parte das composições mais consagradas temos exemplos de períodos menos conhecidos de sua carreira. A inspirada partitura de The Mission foi indicada ao Oscar em 1986, e se faz presente com seu inspirado tema, que abre o álbum, e a encantadora "Gabriel's Oboe".

A "Trilogia dos Dólares" está bem representada com o memorável tema principal e o solo de trompete de A Fistful Of Dollars, três faixas significativas de For A Few Dollars More e o inconfundível tema de The Good The Bad And The Ugly (talvez a música mais conhecida do compositor). A quarta colaboração de Leone e Morricone foi Once Upon A Time In The West, que está na coleção com o melancólico tema principal e a antológica "The Man With The Harmonica". Morricone e Leone também se reuniram em Once Upon A Time In America, e deste filme foi incluído o delicado tema principal e a romântica "Deborah's Theme". A versatilidade de Morricone, capaz de criar em vários estilos temas memoráveis, é comprovada pelo épico tema do score indicado ao Oscar The Untouchables, o inesquecível tema de Cinema Paradiso e a misteriosa "Chi Mai", usada para uma série de televisão. Filmes e partituras menos famosos são representados pelo tocante tema de piano do filme Metello, o impressionante tema em piano e orquestra de The Legend Of 1900, o interessante The Sicilian Clan, o atmosférico The Secret Of The Sahara, e a colorida balada cantada por Joan Baez de Sacco e Vanzetti. Uma faixa de seis minutos do filme de Roman Polanski, Frantic, demonstra o bom trabalho de Morricone com o suspense.

A seleção também inclui o tema do spaghetti western de 1968 Death Rides A Horse ("Da Uomo a Uomo"), tornado célebre por sua utilização no filme de Quentin Tarantino Kill Bill Vol.1 - que por algum problema de licenciamento ficou de fora do CD da trilha sonora, o que desgostou a muitos. Enfim, quando um compositor produz tantas trilhas sonoras como Ennio Morricone, qualquer coletânea certamente omitirá scores importantes ou favoritos do público. Ainda assim, este álbum é uma equilibrada amostra dos trabalhos mais respeitados do compositor e de composições menos conhecidas. É imperdível para aqueles que querem conhecer melhor sua obra, e para os que já são seus fãs, é uma das melhores amostras da excelência de suas quatro décadas dedicadas à música do cinema.

CDs COMENTADOS