THE NATIVITY STORY (SCORE)
Música composta por Mychael Danna


Selo: New Line Records
Catálogo: NLR39074
Lançamento: 2006
Faixas
1. Veni, Veni Emanuel
2. Words Of The Prophet
3. Nazareth
4. You Shall Be His Wife
5. The Annunciation
6. To Elizabeth
7. The Magi
8. Why Is It Me?
9. Corde Natus Ex Parentis
10. Return Of Mary
11. I've Broken No Vow
12. Census
13. The Journey
14. Give Me A Sign
15. The Shepherd
16. And Thou Bethlehem
17. Is There A Place For Us?
18. A Star Shall Come Forth
19. I Bring You Good Tidings
20. The Strength I Prayed For
21. The Shepherd's Gift
22. In Rosa Vernat Lilium
23. Silens Nox
24. Rosa Aeterna Floret
Duração: 67:58
Cotação:


Comentário de
Jorge Saldanha

 
Em anos recentes vimos nos cinemas duas visões bem diferentes de eventos da vida de Cristo: o filme canadense The Gospel of John, dirigido por Philip Saville, e o polêmico A Paixão de Cristo, de Mel Gibson. Em dezembro de 2006, a tempo de celebrar o Natal, o drama da diretora Catherine Hardwicke Jesus – A História do Nascimento (The Nativity Story) chegou às telonas trazendo aos espectadores mais uma versão da clássica História do nascimento do Messias. Este filme da New Line, estrelado por Keisha Castle-Hugues e Oscar Isaac, mostra a vida de Maria e José enquanto viajam a Belém para o nascimento de Jesus.
 
Com a introdução feita, perguntamos: que tipo de música esperaríamos ouvir nesta produção religiosa? Música Sacra, sem dúvida, e há até mesmo um álbum cheio dela. Mas especificamente quanto a este CD com o score do filme, há um pouco mais a dizer. Por décadas a música de filmes Bíblicos seguiu os padrões estabelecidos por
Elmer Bernstein (Os Dez Mandamentos) e Miklos Rozsa (Quo Vadis, Ben-Hur). Para mim este tipo de trabalho ainda é a melhor representação musical do gênero, mesmo assim a trilha sonora de Peter Gabriel para A Última Tentação de Cristo, incluindo na receita elementos de world-music, vocalistas que gemem e sintetizadores, influenciou muitas partituras que se seguiram, incluindo a própria A Paixão de Cristo, composta por John Debney.
 
Mychael Danna, o compositor preferido do diretor Atom Egoyan, afasta-se deste caminho em The Nativity Story, optando por um estilo mais próximo ao de seu irmão Jeff em The Gospel of John
, mas ainda assim permanecendo único. A partitura inicia com padrões do Oriente Médio, mas muito em breve se desenvolve para melodias medievais e clássicas. Enquanto as flautas ney persas e turcas são usadas para construir figuras melódicas e metais estridentes e percussão descrevem os soldados romanos, instrumentos como viola da gamba, vielle, harp, e recorders dão ao score um sabor ocidental, enriquecido com os sons usuais de cordas e madeiras. "Minha abordagem não é a de uma história passada no Oriente Médio", diz Danna. "É sobre como a Natividade mudou a história, quando a Europa realmente floresceu sob a Cristandade". Em consonância com este propósito, Danna também faz uso de antigas melodias de Natal e cânticos gregorianos.
 
A segunda metade da trilha sonora retrata o isolamento de Maria e seu relacionamento com José, onde a escrita para coral e voz e suas interpretações dão ao trabalho uma coesão dramática e reverente. Mais que em The Gospel of John e The Passion of The Christ, as vozes e coros de The Nativity Story dão à partitura um forte e místico senso de religiosidade que, em alguns momentos, quase atinge a grandeza hollywoodiana dos trabalhos dos velhos mestres. Este é, sem dúvida, um belo e emotivo score que trará lágrimas aos seus olhos e felicidade ao seu coração – e ouvidos.

CDs COMENTADOS