Dr. no
Música composta por Monty Norman


Selo:
EMI/Capitol
Catálogo:
72435-80890-2-8
Ano: 2003
Faixas:
1. James Bond Theme
2. Kingston Calypso
3. Jamaican Rock
4. Jump Up
5. Audio Bongo
6. Under The Mango Tree 
7. Twisting With James 
8. Jamaica Jazz 
9. Under The Mango Tree 
10. Jump Up 
11. Dr. No's Fantasy 
12. Kingston Calypso 
13. The Island Speaks 
14. Under The Mango Tree 
15. The Boy's Chase 
16. Dr. No's Theme 
17. James Bond Theme 
18. Love At Last 

Duração: 39:
49
Cotação:


Comentário de
Hugo Moya Arancibia

 

Em um filme com orçamento total de US$ 1 milhão, não poderíamos mesmo esperar muito de sua trilha sonora, e este foi o caso da música composta por Monty Norman para 007 Contra o Satânico Dr. No. Norman, apesar de sua especialidade não ser a composição de música incidental para filmes, mas sim de canções, conseguiu este trabalho graças unicamente à amizade que possuía com Harry Saltzman (um dos produtores). Esta situação fica claramente ilustrada ao escutarmos a música da película, que em sua maioria é integrada por canções de origem jamaicana (a Jamaica foi a principal locação utilizada para o filme). Sem dúvida se trata de uma trilha sonora bastante atípica.

Em geral, quando se adquire uma trilha sonora, o que se espera ouvir são as melodias que foram utilizadas durante a película. Esta expectativa se cumpre neste disco somente no que concerne às canções, que são bastante ouvidas. A diferença está na música incidental, já que quase nenhum dos poucos temas instrumentais que aparecem no disco foram utilizados no filme, à exceção, por certo, do “Tema de James Bond”, cujos arranjos foram preparados por John Barry. Esta situação é dramaticamente certa, tanto que a música incidental efetivamente ouvida no filme, mas que não aparece no disco original, foi regravada há alguns anos e lançada no álbum “Bond Back In Action”, em interpretação da Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga, sob a regência de Nic Raine. Aquele disco reproduziu trechos das trilhas sonoras de 007 Contra o Satânico Dr. No até 007 - Os Diamantes são Eternos, e apresentou como grande novidade a inclusão de temas nunca antes editados nos discos das trilhas sonoras respectivas. A suíte de Dr. No é um dos grandes méritos daquele álbum, e é de se lamentar que a EMI, para este relançamento, não teve acesso às gravações originais dos temas instrumentais, provavelmente perdidos para sempre por falta de preservação.

De qualquer modo esta trilha sonora não conta com o estilo espetacular que futuramente caracterizaria a música de James Bond, já que tratou-se do primeiro filme e seu compositor não foi o criador do estilo Bond. Recordemos que até mesmo o “Tema de James Bond”, que debutou em Dr. No, teve seu som característico moldado por John Barry. Apenas um pequeno exemplo para ilustrar o assinalado, e para ressaltar que nunca mais, na música de James Bond, uma trilha sonora seria baseada em canções. Sempre foram partituras instrumentais por excelência, sem exceção.

 

 

CDs COMENTADOS