ON HER MAJESTY´S SECRET SERVICE
Música composta por
John Barry

Selo:
EMI/Capitol
Catálogo:
72435-41419-2-8
Ano: 2003
Faixas:
1.We Have All The Time In The World
2.This Never Happened To The Other Feller
3.Try
4.Ski Chase
5.Do You Know How Christmas Trees Are Grown
6.Main Theme - On Her Majesty's Secret Service
7.Journey To Blofield's Hideaway
8.We Have All The Time In The World
9.Over And Out
10.Battle At Piz Gloria
11.We Have All The Time In The World - James Bond The
12.Journey To Draco's Hideaway
13.Bond And Draco
14.Gumbold's Safe
15.Bond Settles In
16.Bond Meets The Girls
17.Dusk At Piz Gloria
18.Sir Hillary's Night Out
19.Blofeld's Plot
20.Escape From Piz Gloria
21.Bobsled Chase

Duração:
79:46
Cotação:


Comentário de
Hugo Moya Arancibia

 

007 A Serviço Secreto de Sua Majestade é, provavelmente, o filme mais ignorado, e portanto o menos conhecido de toda a série Bond, apesar de que para muitos especialistas seja o melhor. Ao analisar individualmente alguns dos aspectos da produção, estes também se posicionam entre os mais destacados da franquia. Um deles, sem dúvida, é a música. É opinião quase unânime de que esta trilha sonora, se não é a melhor da série, pelo menos é a melhor que John Barry já compôs para James Bond. Uma das particularidades deste trabalho é não se ajustar fielmente à estrutura musical tradicional dos filmes de Bond, apresentando várias novidades. On Her Majesty´s Secret Service  marca a primeira vez em que Sean Connery não esteva no papel de Bond. Como protagonista foi escolhido o modelo australiano George Lazenby, que interpretou Bond somente nesta oportunidade. Talvez pensando em potencializar o novo protagonista, John Barry decidiu compor para a seqüência de créditos iniciais uma peça instrumental com o mesmo nome do filme. Adicionalmente, este tema foi utilizado para musicar várias seqüências, especialmente as de ação. Portanto, esta é a única aventura de James Bond onde, para a seqüência de créditos principais, se utilizou um tema instrumental próprio, que não foi inspirado em nenhuma canção (007 Contra o Satânico Dr. No utiliza o “Tema de James Bond” e Moscou Contra 007 uma versão instrumental da canção “From Russia With Love”). Além disso, Barry também compôs em parceria com Al David uma canção romântica interpretada por Louis Armstrong denominada “We Have All the Time in the World”. Esta canção foi utilizada integralmente para acompanhar uma sucessão de seqüências românticas entre James Bond e sua noiva Tracy Dracco.

Esta também é a única vez na história musical de James Bond onde um tema cantado foi utilizado para musicar uma seqüência (não consideramos neste caso Dr. No, cuja trilha sonora está baseada quase integralmente em canções jamaicanas, e outros filmes onde se escutam canções como parte do som ambiente do local onde se desenrola a ação - source music, ouvida em restaurantes, festas, cassinos, etc.). Adicionalmente, esta canção é utilizada como padrão instrumental para outras seqüências, particularmente as românticas. Analisando a letra desta belíssima canção não é possível encontrar uma conexão direta com a trama ou algum elemento do filme (como é praxe na série), mas presumo que foi composta especialmente para que fosse interpretada magistralmente por  Louis Armstrong, que já estava no final de sua vida (foi sua última canção antes de morrer). A
trilha sonora deste filme novamente volta ao estilo Bond, mas  baseando-se majoritariamente nos dois temas já mencionados. Aliás, a princípio é difícil de entender porque uma trilha sonora baseada quase que exclusivamente em dois temas seja tão apreciada, mas isto se explica plenamente pela adequada correspondência que houve entre a música utilizada para cada cena. Esta combinação resulta bastante excitante para as cenas de ação, especialmente nas perseguições de esqui, e muito comovente para as cenas dramáticas. Permito-me recomendar algumas seqüências deste filme, nas quais a música incidental é determinante para atingir a dramaticidade necessária:

- A perseguição na vila próxima a Piz Gloria;
- A declaração de amor de Bond a Tracy;
- James e Tracy escapam de esqui;
- A morte de Tracy.

Para este filme John Barry incorporou um novo arranjo musical para o “Tema de James Bond”, fortemente influenciado pelo som de sintetizadores. Esta orquestração é claramente distinta na Abertura ("Gun Barrel Sequence") e na seqüência de pré-títulos ("This Never Happened To The Other Fella "). Além disso, na batalh
a final em Piz Gloria, Barry adiciona integralmente o arranjo original utilizado em Dr. No. John Barry também compôs outros temas acertados para algumas seqüências específicas, como “Try” e “Journey To Blofeld's Hideaway”. Como nas trilhas predecessoras, houve alguns temas que não foram incluídos no disco original, parte deles posteriormente sendo resgatados no álbum “Bond Back In Action” (“Bond Meets the Girls/Who Will Buy My Yesterdays?” e “Escape from Piz Gloria and the Ski Chase”). E do mesmo modo que em outras edições expandidas de Bond da EMI, praticamente toda a música que estava ausente da edição original foi agora incluída como faixas bônus. São elas:

1.   Journey To Draco's Hideahway
2.   Bond And Draco
3.   Gumbold's Safe
4.   Bond Settles In
5.   Bond Meets The Girls
6.   Dusk At Piz Gloria
7.   Sir Hillary's Night Out (Who Will Buy My Yesterdays?)
8.   Blofeld's Plot
9.   Escape From Piz Gloria
10. Bobsled Chase

Várias destas faixas também são suítes, mas nesta edição houve menos incoerência entre os temas incluídos, já que desta vez eles foram agrupados e ordenados por motivação. Diferentemente de outras edições, quase todos os novos temas são importantes e constituem um acréscimo de qualidade, ainda que se destaquem as composições “Gumbold's Safe”, “Bond Meets The Girls”, “Escape From Piz Gloria” e “Bobsled Chase”, mesmo que os dois últimos sejam baseados em temas já conhecidos. De modo análogo às outras edições, as suítes contém reprises de temas já ouvidos, e quase inexistem segmentos que não tenham sido utilizados no filme (a única exceção é um trecho de “Dusk At Piz Gloria”). Outra novidade deste relançamento expandido é a modificação das seguintes faixas originais:

1. “This Never Happened To The Other Feller”, à qual se agrega a seqüência de abertura ("Gun Barrel Sequence" );
2. “Sky Chase”, à qual se agrega toda a música correspondente à seqüência imediatamente posterior à captura de Tracy;
3. “Journey To Blofeld's Hideaway”, à qual se agrega um segmento nunca antes lançado, mas que é ouvido no filme;
4. “Over And Out” é alguns segundos mais longa que a versão original.

Finalmente, cabe assinalar que esta trilha sonora marca um dos pontos mais altos na historia da música de Bond. E as faixas bônus incluídas neste relançamento da EMI correspondem ao indispensável complemento de uma das melhores partituras da série - se não, a melhor.

CDs COMENTADOS