OPEN RANGE
Música composta e regida por Michael Kamen

Selo:
Hollywood Records
Catálogo:
Hollywood 2061 62416
Ano: 2003

Faixas:
1. Holding All My Love for You - Julianna Raye 
2. Open Range 
3. Card Game 
4. Wagon Wheel 
5. Cattle Drive 
6. Ride to Town 
7. Decade 
8. Spooks on the Hill 
9. Starry Night 
10. Wounded Button 
11. Laudanum Dream 
12. Charley and Sue 
13. Boss Convinces Charley 
14. On the Porch 
15. Cat and Mouse 
16. Baxter Taunts Charley 
17. Face Off 
18. Gunfight 
19. Aftermath 
20. Charley Rides Off 
21. Proposal 
22. Teapot
Duração: 51:45
Cotação:


Comentário de
Iordan Stoitchkov

 

O gênero western sempre rendeu bons frutos no campo da música. Ainda mais quando a realização nasce do trabalho de experientes realizadores do ramo, como o ator/diretor Kevin Costner e o compositor Michael Kamen. Após uma longa pausa em sua carreira cinematográfica, em 2003 Kamen finalmente apresentou a seus apreciadores seu último grande trabalho para o gênero. E para demonstrar que a espera valeu a pena, voltou com uma espetacular trilha sonora original, para a qual contratou os serviços da Orquestra Filarmônica Tcheca. Pacto de Justiça (Open Range) possui todas e cada uma das características de um score de grande escala, que evoca os sentimentos da música norte-americana. A partitura original inicia com um épico tema principal, cuja orquestração é inconfundivelmente própria do compositor. Solos de trompete e violão acompanham a grande orquestra, que interpreta a melodia de forma majestosa. Este tema principal é retomado de forma ainda mais grandiosa na faixa “Wagon Wheel”.

Em “Ride to Town”, Kamen introduz um segundo motivo musical, de espírito mais aventureiro e em essência mais alegre. Este motivo reaparece em outras pequenas partes da obra, como “Gunfight”. Em “Spooks on the Hill” escutamos um motivo totalmente diferente, atonal e sombrio, com predomínio de registros graves. O tema de amor é desenvolvido em sua plenitude na faixa “Charley and Sue”. Este tema é basicamente uma elegante variação do tema principal, mas aqui o mesmo apresenta-se de modo muito sutil, na interpretação das cordas e sopros. Finalmente, em “Proposal”, este tema de amor é incluído de forma ainda mais romântica. Tanto “Cat and Mouse” como “Face Off” são aquele tipo de melodias de aventuras, tão dramáticas e complexas em sua orquestração, que somente Michael Kamen sabia fazer. O álbum conclui com “Teapot”, outra excelente versão do tema principal, que converte este score em um verdadeiro deleite orquestral para quem o ouça.

Pouco tempo depois do lançamento deste trabalho, o compositor tornou  pública a surpreendente noticia de que sofria da enfermidade denominada esclerose múltipla. Também, que havia criado a Mr. Holland´s Opus Foundation, dedicada a ajudar o ensino da música para crianças carentes. Finalmente, no dia 18 de novembro de 2003, Kamen faleceu vítima de um ataque cardíaco na sua residência em Londres. O score de Open Range, portanto um de seus últimos trabalhos completos, é mais um exemplo do talento e dedicação deste grande compositor, que evidentemente até a sua morte prematura não cedeu diante de qualquer desafio. Como declarara em uma de suas últimas entrevistas: “Não perdi minha mobilidade pela doença, e nem muito menos meu espírito de compor. Minha mente ainda está ali, minha alma também, e minha vontade de fazer música é maior do que nunca”.

 

 

 

CDs COMENTADOS