FLIGHT OF THE PHOENIX (2005)
Música composta e regida por
Marco Beltrami

Selo:
Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 628

Ano: 2005

Faixas:
1. Elliot 
2. Approaching Storm 
3. Desert Funeral 
4. Frank’s Plea 
5. Electrical Storm 
6. They Can Deal 
7. Night One 
8. Heat Dream 
9. Elliot Counts On A Runway 
10. Nomad’s Alive 
11. Model Citizen 
12. Man Missing 
13. Heat Stroke 
14. Men Hugging 
15. Dangers Of The Desert 
16. Day Labor 
17. Wing Crash 
18. Nomad Surprise 
19. Homeward

Duração: 40:06
Cotação:


Comentário de
Iordan Stoitchkov

 

A história do avião que cai no meio do Sahara e a árdua tarefa de sua tripulação para reconstruí-lo, a fim de escapar das agruras do deserto, já havia sido levada às telas em 1965. Tanto na sua versão original como em sua refilmagem, Flight of the Phoenix é um filme que enaltece o companheirismo, a força, a tenacidade, e por fim a salvação através do valor humano. Tal como ocorreu com o clássico score da primeira versão (composto pelo célebre Frank DeVol), Marco Beltrami empenhou-se de maneira louvável para dotar a refilmagem deste filme com uma música para lá de original. Contrariamente ao que o ouvinte poderia esperar, em um primeiro momento, do compositor de I, Robot e Hellboy, a trilha sonora de Flight of the Phoenix nos surpreende desde o início com temas novos e nunca antes encontrados nas partituras anteriores de Beltrami.

O disco abre com "Elliot", um tema que estabelece o estilo particular que caracteriza todo este trabalho. Uma melodia de grande maestria composicional, que poderia ter sido criada para um filme dos anos 60 e que possui como referência as complexas obras orquestrais e experimentais de Fielding ou Goldsmith. Em "Approaching Storm" o compositor solta a rédea da seção de metais, que sublinham de forma muito dramática o suspense originado pela iminência do que sabemos que está para vir.

Em faixas como "Heat Dream" e "Nomad's Alive", Beltrami introduz em sua música alguns arranjos pseudo-arábicos, que evocam de maneira muito efetiva o que ocorre em pleno deserto. Uma voz feminina também aparece como solista em várias ocasiões, para dar a "cor" necessária a este tipo de notas.
"Model Citizen" e "Dangers of the Desert" são duas composições que representam um conjunto de temas nos quais predomina a percussão. Baseiam-se principalmente em distintas interpretações e variações de um motivo musical, onde ouvimos muitos e diferentes instrumentos percussivos.

Para o final do álbum, o compositor reservou o melhor. As faixas "Wing Crash", "Nomad Surprise" e "Homeward" levam este score à sua força máxima. Aqui toda a orquestra toca em conjunto e Beltrami converte a sua partitura em um verdadeiro desenlace heróico. Os metais e as cordas juntam-se à grande percussão, para encerrar o CD com um triunfo musical épico.
Cabe mencionar que Flight of the Phoenix não possui a grandiosidade encontrada nas obras anteriores do compositor, por possuir uma estrutura mais experimental. Contudo é outro ótimo trabalho que demonstra as grandes qualidades de seu autor. Marco Beltrami não deixa de nos surpreender a cada nova trilha sonora que lança.

 

 

CDs COMENTADOS