PLANET OF THE APES
Música composta e regida por Jerry Goldsmith

Selo: Varèse Sarabande
Catálogo:
VSD 5848
Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Planet of The Apes marcou a segunda colaboração entre o falecido diretor Franklin Schaffner e Goldsmith (a primeira foi no esquecível The Stripper). Muito já se falou a respeito desta que é uma das trilhas mais inovadoras dos anos 60, e ainda hoje uma das maiores obras do compositor, graças ao uso extremamente original de vários instrumentos de percussão e sopro. Goldsmith, sob forte influência de compositores modernistas como Bartók e Stravinsky, inovou em termos de orquestração acústica. Basicamente atonal e repleto de efeitos percussivos (que, aos mais desavisados, parecerão eletrônicos), o score, desde seu "Main Title" , nos transmite a sensação de um mundo estranho e primitivo.

Inestimável foi a colaboração do percussionista Emil Richards, com sua capacidade de extrair sons incomuns de instrumentos estranhos ou mundanos. Em que pese ser um trabalho uniformemente original e de exceção, a faixa mais lembrada é "The Hunt", espetacular peça de ação que marca a primeira aparição da raça dominante do planeta. É um violento balé em estacato, com piano e orquestra, onde o som de uma trompa anuncia a chegada dos gorilas, e uma cuíca (!) recria a vocalização dos símios. O filme foi um enorme sucesso de público e crítica que gerou mais 4 continuações (bem mais fracas que o original) e uma série de TV de curta duração, sendo que Goldsmith retornou apenas no 3º filme da série, Escape From The Planet of The Apes.

Apesar de, anteriormente, haver uma boa edição da trilha de Planeta dos Macacos disponível através da gravadora Intrada, esta edição da Varèse Sarabande, dentro da Fox Classic Series, mereceu ser comemorada. Pela primeira vez em CD, pudemos ouvir toda a música gravada para o filme, que inclui as inéditas "Crash Landing", "The Searchers", "The Trial", "The Intruders" e "The Revelation (Part II)", além de material adicional em "The Clothes Snatchers", "The Revelation" e "A Bid of Freedom". Encerrando com chave de ouro o álbum, uma suíte de 16 minutos de Fuga do Planeta dos Macacos, até então totalmente inédita, composta em um estilo bem em voga nos anos 70, misturando música pop e jazz.

CDs COMENTADOS