POLTERGEIST
Música composta e regida por Jerry Goldsmith

Selo: Rhino
Catálogo:
RHI 72725
Cotação:

Comentário de
J
orge Saldanha

 

Jerry Goldsmith, nos anos 70, já criara 3 grandes scores de horror para a trilogia A Profecia, sendo que, pelo filme original, recebeu seu único Oscar. Em 1981, o compositor foi convidado por Spielberg para compor a partitura do primeiro filme no qual o diretor de Tubarão, à época ocupado dirigindo E.T., atuaria somente como produtor. Este filme era Poltergeist, uma história centrada na caçula de uma família americana cuja casa é assombrada por poltergeists, os "Espíritos Brincalhões". O filme, equivalente para o gênero terror o que Caçadores da Arca Perdida foi para a aventura, consagrou-se nas bilheterias, devendo muito de seu sucesso aos ótimos efeitos da ILM de George Lucas e à excelente trilha de Goldsmith.

A escolha lógica de Spielberg para criar a música seria John Williams, porém o colaborador habitual do compositor estava compondo para E.T. Goldsmith, portanto, foi a opção natural, dadas as suas experiências anteriores com o fantástico, que se iniciaram já nos anos 60 na série de TV Além da Imaginação (Twilight Zone), passando pela já citada trilogia de A Profecia e por obras como O Planeta dos Macacos e A Balada para Satã. Apesar de Poltergeist ser dirigido por Tobe Hopper, a pós-produção ficou a cargo de Spielberg, com quem Goldsmith discutiu todos os aspectos musicais do filme. De um modo geral, optou-se por uma trilha tradicional de horror, já que o filme, apesar de seu contexto atual e urbano, era uma clássica história de fantasmas. Mas Goldsmith, genialmente, soube mesclar sutileza e suspense com momentos de literais explosões de horror orquestral.

O já falecido colaborador do compositor, Arthur Morton, ficou encarregado das orquestrações, nas quais foram empregados efeitos eletrônicos, muita percussão, orquestra e coral infantil. O LP original do selo Polydor posteriormente foi reeditado em CD (uma das primeiras trilhas no formato), que no entanto ficou pouco tempo em catálogo. Finalmente, a
pós mais de uma década de espera, Poltergeist ganhou uma nova e expandida versão. Em caprichada edição da Rhino Movie Music, o álbum contém toda a música composta e gravada para a produção, o que nos dá mais de vinte minutos de música adicional em relação ao antigo LP. Algumas faixas, como "The Tree" e "The Hole" não foram utilizadas na edição final do filme, enquanto praticamente todas as demais contém trechos inéditos.

Passando de temas melódicos (
a memorável canção de ninar que é "Carol Anne´s Theme", a emocionante "The Light") para momentos do mais puro terror ("Night of The Beast", "Escape From Suburbia"), Jerry Goldsmith sem dúvida compôs sua melhor trilha sonora dos anos 80. O encarte do álbum possui 24 páginas, contendo notas de Spielberg, comentários detalhados de John Burlingame e muitas fotos da produção.

CDs COMENTADOS